PUBLICIDADE

Logan Paul é punido pelo YouTube após vídeo com suicida

12 jan 2018 - 09h21
Compartilhar
Exibir comentários

O YouTube anunciou uma série de sanções a Logan Paul, produtor de conteúdo que, na última semana, publicou um vídeo com imagens do cadáver de um homem que se suicidou por enforcamento. O vlogueiro vai perder seu status de parceiro preferencial da plataforma, o que dava a ele acesso prioritário para anunciantes interessados, e também deixará de participar de produções originais do serviço de assinaturas Red.

Na prática, isso significa uma grande perda de influência e também de possibilidade de monetização para Paul. De acordo com o YouTube, foram cancelados uma série de shows originais que o tinham como astro principal e estavam em produção, bem como a participação do vlogueiro na série Foursome, na qual ele interpretava um personagem desde 2016.

Por outro lado, não ficou claro se Logan Paul também perdeu a parceria em si com o YouTube, o que significaria que ele se tornaria incapaz de monetizar qualquer um de seus vídeos. É provável que isso não tenha acontecido, o que contraria reivindicações feitas por parte do público online, que desde a publicação do vídeo polêmico vinha pedindo que a Google tomasse providência quanto aos atos do influenciador.

O principal motivo para isso é o caráter de seu público. Antiga estrela do Vine, Logan Paul estreou no YouTube em 2016 com vídeos diários e voltados, principalmente, para adolescentes. Esse caráter contrasta com a produção publicada em 31 de dezembro de 2017, na qual ele visita Aokigahara, conhecida como a "floresta do suicídio", no Japão, e acaba encontrando o cadáver de um homem que havia tirado a própria vida.

Com o início da polêmica, Paul tirou o vídeo do ar. Durante as horas em que permaneceu ativa, entretanto, a produção angariou mais de 6,3 milhões de visualizações, chegando também ao 10º lugar entre os vídeos mais vistos daquele dia no YouTube. A presença de propagandas de sua marca de roupas, a Maverick, levou a ainda mais críticas, apesar de o vídeo em si não ter sido monetizado, bem como o caráter jocoso que antecede o encontro com o cadáver.

Logan Paul nas cenas polêmicas, em que encontrou um cadáver na floresta japonesa de Aokigahara.
Logan Paul nas cenas polêmicas, em que encontrou um cadáver na floresta japonesa de Aokigahara.
Foto: Canaltech

Nas cenas, Paul afirma que aquelas foram as cenas "mais reais" que já gravou em sua vida e que as imagens, apesar de pesadas, marcariam história no YouTube por seu ineditismo e também pelo caráter social. O vídeo foi gravado como parte de uma série baseada em uma viagem ao Japão, realizada no final do ano passado.

O vlogueiro respondeu à polêmica com duas declarações públicas. Na primeira, publicada no Twitter, ele afirmou que o intuito da produção era justamente alertar sobre questões relacionadas à saúde mental e o suicídio, dizendo que as reações gravadas foram impensadas. Depois, em vídeo, voltou a afirmar isso, pedindo desculpas e que seus fãs não o defendam, pois ele agiu errado e sabe disso, trabalhando para melhorar dali em diante.

A reação do YouTube quanto ao caso, entretanto, levou mais tempo do que o desejado pela comunidade, o que também levou a críticas à plataforma em um momento no qual ela é bastante citada pelas políticas de direitos autorais e redução na monetização. Em comunicado, a Google admitiu a própria reação demorada, mas disse estar tomando atitudes não apenas contra Paul, mas também para garantir que vídeos como o dele não circulem mais pela plataforma.

Por enquanto, entretanto, nada disso entrou em vigor, já que, por mais que a produção original tenha sido retirada do ar, ela continua perfeitamente disponível no YouTube pelas mãos de outros usuários, que fizeram o upload do material para seus próprios canais. Os clipes aparecem em versões censuradas ou não, muitas delas monetizadas, com os fundos seguindo para os bolsos de terceiros.

E esse pode ser apenas o início dos problemas para Paul. Na última semana, a marca de roupas Maverick Apparel, voltada para crianças e adolescentes, anunciou estar estudando um processo judicial contra o YouTuber pelo nome de sua grife, que estaria levando a uma queda de vendas e confusão por parte dos consumidores. A empresa deu ao produtor de conteúdo sete dias para que ele deixe de utilizar o nome, algo que, provavelmente, não vai acontecer.

Paul não voltou a se pronunciar sobre o assunto. Desde a publicação do vídeo polêmico e do subsequente pedido de desculpas, seu canal está parado e não recebeu atualizações. De acordo com dados do site Social Blade, Logan Paul é o 24º maior YouTuber do mundo, com mais de 7,8 milhões de inscritos e quase 1 bilhão de visualizações totais.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade