PUBLICIDADE

Já conseguiram fazer jailbreak do iOS 11.4 e também do beta do iOS 12

22 jun 2018 - 17h16
Compartilhar
Exibir comentários

O iOS 11.4 foi liberado a todos os usuários no final do mês de maio e, agora, um pesquisador de segurança chinês e um hacker já conseguiram demonstar um jailbreak para esta versão do sistema. Indo além, a dupla também fez a demonstração usando o beta do iOS 12 — sistema cuja versão final deve chegar aos usuários em setembro.

iPhone 8
iPhone 8
Foto: CNET / Canaltech

O hacker, chamado SorryMyBad no Twitter, publicou na rede social uma demonstração de sua façanha:

A demonstração mostra dois iPhones lado a lado, com um executando o iOS 12 beta, e o outro com a versão 11.4 do sistema da Maçã. Ao visitar um website, o usuário toca no botão "jailbreak go" para iniciar o processo, que também instala o Cydia, software de código aberto que permite a instalação de apps não-oficiais em iPhones e iPads. Mas o Cydia ainda não é compatível com o iOS 12, funcionando, na demonstração, apenas no aparelho com o iOS 11.4.

A dupla não deixou claro se pretende disponibilizar o jailbreak para o público geral, ou se agirá nos conformes da lei, apenas fazendo uma prova de conceito para mostrar que as versões possuem vulnerabilidades que podem ser exploradas por indivíduos mal-intencionados.

O jailbreak é um processo criado para explorar o sistema operacional além do que a empresa desenvolvedora permite, possibilitando a instalação de apps que não estejam na App Store, e também permitindo uma customização mais profunda da interface do sistema. A polêmica, aqui, é a seguinte: apesar de o jailbreak dar mais liberdade ao usuário, a prática representa riscos de segurança e privacidade, já que muitos dos apps não-oficiais podem trazer consigo arquivos maliciosos — coisa que a Apple vasculha e impede que aconteça em apps que vão parar em sua loja oficial de aplicativos.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade