1 evento ao vivo

Instagram testa recurso que exibe curtidas na linha do tempo

13 dez 2017
13h18
atualizado às 14h11
  • separator
  • comentários

O Instagram iniciou nesta semana os testes de um recurso que mostra as curtidas de amigos na linha do tempo de usuários, de forma a indicar a eles contas interessantes para serem curtidas. O experimento cria uma nova seção, chamada "recomendado para você", que aparece em meio à linha do tempo convencional de acordo com as imagens com as quais os contatos engajaram recentemente.

Curtidas de amigos viram recomendações na linha do tempo (Imagem: The Verge)
Curtidas de amigos viram recomendações na linha do tempo (Imagem: The Verge)
Foto: Canaltech

Engajamento, aliás, é a palavra aqui. De acordo com o Instagram, a nova funcionalidade chega para aumentar ainda mais o contato entre os usuários da plataforma, indicando, por exemplo, possíveis amigos em comum que ainda não são seguidos, celebridades cujo interesse seja mútuo ou outras contas que o utilizador possa desejar acompanhar.

Trata-se, aparentemente, da expansão de um recurso que já existe, mas está integrado às ferramentas de busca da rede social. Hoje, abaixo da caixa de pesquisas, já é possível ter acesso a Stories, vídeos e fotos de contas que o usuário não segue, mas pode estar interessado de acordo com suas preferências, analisadas pelo algoritmo do Instagram. A diferença é que, agora, tais sugestões podem aparecer também em meio à linha do tempo tradicional.

Além disso, hoje também é possível saber as últimas fotos curtidas por contatos que o Instagram julga mais relevantes por meio de uma opção dedicada, na aba ao lado dos coraçõezinhos recebidas. Aqui, mais uma vez, os resultados são motivados pelo algoritmo, que julga quais amigos são mais relevantes de acordo com os critérios de contato e engajamento entre contas.

Ao confirmar os testes do novo recurso, o Instagram afirmou que o experimento acontece com um pequeno grupo de pessoas, de maneira localizada, provavelmente nos Estados Unidos. Além disso, a empresa disse sempre estar testando novas maneiras de permitir que seus usuários engajem com o conteúdo disponível na plataforma, de forma a encontrarem mais coisas interessantes e, ao mesmo tempo, ampliarem os números da companhia.

Não há, entretanto, uma data marcada para implementação final da funcionalidade nem informações sobre se ela, efetivamente, será disponibilizada para todos. Além disso, no que pode assustar muita gente, não sabemos ainda se será possível desabilitar as recomendações de novos perfis, como acontece, por exemplo, com a exibição de postagens de acordo com critérios do algoritmo, em vez da tradicional ordem cronológica de publicações.

Canaltech Canaltech

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade