PUBLICIDADE

Instagram tem novas opções de replay para mensagens diretas

21 fev 2018 - 09h37
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de roubar o espaço do Snapchat com sua própria função Stories, o Instagram quer ampliar o uso da opção de mensagens diretas por seus usuários adicionando novas opções de privacidade às imagens e vídeos trocados entre eles. A partir da próxima atualização do aplicativo, será possível controlar melhor o replay das imagens, que poderão ser restritas a uma única visualização ou, então, salvas para sempre em formato thumbnail.

Hoje, são poucas as preferências nesse sentido, com apenas a opção que impede replays estando habilitada. Com a possibilidade de manter imagens para sempre, o Instagram espera ver o recurso de mensagens diretas sendo usado também para conversas casuais ou contatos rápidos, sem que o papo perca contexto depois de algum tempo por conta do sumiço das imagens.

Outras opções de privacidade continuam semelhantes. No caso de conteúdo que pode ser revisto, mas somente dentro das primeiras 24 horas desde seu envio, somente é possível fazer isso em uma única sessão - sair do aplicativo do Instagram ou, até mesmo, mudar de tela faz com que a mídia desapareça. Claro, o remetente ficará sabendo todas as vezes que sua imagem ou vídeo for visualizado novamente.

Novas opções controlam replay e permitem salvar imagens enviadas por mensagem no Instagram (Foto: Reprodução/TechCrunch)
Novas opções controlam replay e permitem salvar imagens enviadas por mensagem no Instagram (Foto: Reprodução/TechCrunch)
Foto: Canaltech

As mudanças são mais uma medida do Facebook, dono do Instagram, para incrementar as mensagens diretas, intrinsicamente ligadas à função Stories. O número de usuários do recurso vem apresentando crescimento constante e, com ele, também o de mensagens diretas, já que a ideia é que os comentários nas publicações efêmeras vêm sendo feitos dessa maneira.

Mais do que tudo, é mais uma maneira de fazer frente ao Snapchat. O número de usuários do aplicativo concorrente está estagnado desde o terceiro trimestre de 2017 e o software do fantasminha, apesar de manter uma base fiel de utilizadores, não apresenta mais o mesmo potencial e a velocidade de crescimento de outrora, muito por causa da junção de muitas de suas funções ao Instagram.

Ainda assim, se existe um segmento em que o Snapchat vem tendo aumento constante nos números, é no de mensagens diretas. O que explica porque o Facebook vem focando tanto no incremento desta função para o Instagram, hoje um mero acessório ao sistema de Stories, mas que a empresa deseja ver ganhando asas próprias e, principalmente, massacrando a concorrência.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade