PUBLICIDADE

Instagram avisará quando você vir tudo que foi postado nas últimas 48 horas

22 mai 2018 - 11h13
Compartilhar
Exibir comentários

O Instagram quer ajudar seus usuários a compreenderem melhor o tempo que eles estão gastando na plataforma. Para tal, a companhia deverá atualizar o serviço para notificar os usuários quando eles tiverem visualizado todo o conteúdo que os seguidores publicaram nas últimas 48 horas. A ideia é evitar que fiquemos vagando pela rede social de fotografias sem nenhum objetivo - o que tem acontecido com bastante frequência, com quantidades consideráveis de tempo investido, sem que se perceba.

Hoje o aplicativo conta não apenas com os posts normais que aparecem na linha do tempo do usuário, mas também com os Stories das últimas 24h e uma seção para explorar novos conteúdos, que está ganhando cada vez mais relevância. Com todo esse conteúdo, somado a um grande número de seguidores, é bastante comum que as pessoas entrem em um vórtice de fotografias e vídeo difícil de sair.

O Instagram, portanto, quer oferecer uma experiência mais coerente, trazendo novos recursos para garantir que não ocupará grandes quantidades de tempo de seus usuários. Em contrapartida, a empresa ainda pretende verificar se a funcionalidade de avisar quando todas as publicações das últimas 48 horas forem lidas irá mesmo funcionar da maneira que foi idealizada.

Quando o usuário tiver visualizado todas as postagens das últimas 48 horas, uma mensagem aparecerá no topo indicando isso. (Imagem: Tech Crunch)
Quando o usuário tiver visualizado todas as postagens das últimas 48 horas, uma mensagem aparecerá no topo indicando isso. (Imagem: Tech Crunch)
Foto: Canaltech

A novidade ainda está sendo testada e aparece apenas para alguns usuários do aplicativo. Para essas pessoas, a seguinte mensagem aparece (em uma tradução livre): "Você está em dia - Você viu todas as postagens das últimas 48 horas". O Instagram ainda não forneceu detalhes de como o recurso funciona, se ele leva em conta apenas as pessoas que passaram a ser seguidas nos últimos dois dias, se considera todos os seguidores ou ainda apenas os melhores conteúdos que aparecem na linha do tempo - escolhidos por um algoritmo.

O gerenciamento de tempo gasto em mídias sociais tem sido um tema recorrente neste ano, sobretudo depois que Mark Zuckerberg anunciou que se dedicaria mais a transformar o tempo que os usuários passam em sua rede social em um período de qualidade. Nesse sentido, o Instagram confirmou ao TechCrunch que pretende lançar um recurso chamado Usage Insights, que mostraria às pessoas o seu tempo gasto na plataforma de fotografias (a função ainda não foi lançada).

Por fim o Android também tem oferecido ferramentas de gerenciamento responsável de tempo; e a Apple está sendo encorajada a seguir pelo mesmo caminho. Se tudo correr bem e boa parte das empresas que fornecem apps de mídias sociais tomarem a mesma iniciativa, a tendência é que em breve tenhamos um ecossistema saudável de dispositivos e softwares que irão colocar a saúde do usuário em primeiro lugar.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade