PUBLICIDADE

ICMS sobre jogos eletrônicos e aplicativos

1 mar 2018 - 15h15
Compartilhar
Exibir comentários

Conforme já noticiamos aqui, com a virada de ano, teve início a cobrança do Imposto Sobre Serviço junto às plataformas de conteúdo como Spotify e Netflix no município de São Paulo. Ao que parece, os impostos municipais e estaduais relacionados aos serviços e produtos digitais não param de crescer.

Jogar
Jogar
Foto: Nerdhero / Canaltech

O Governo do Estado de São Paulo publicou no período das festividades de fim de ano o Decreto nº 63.099/2017, trazendo algumas alterações no Regulamento do ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação).

Tais alterações tiveram como objetivo a cobrança do ICMS sobre a empresa (site ou plataforma eletrônica) que realize a venda ou a disponibilização de bens e mercadorias digitais, mediante transferência eletrônica de dados, isto é, a compra via streaming ou download de jogos eletrônicos, aplicativos e softwares, por exemplo. O imposto também será devido para os downloads e streamings que tenham pagamento periódico.

Por conta desse decreto, as empresas que fazem a comercialização de produtos digitais via site ou plataforma eletrônica serão obrigadas a se inscrever no Cadastro de Contribuintes do ICMS, caso queiram praticar com habitualidade as operações de circulação de bens e mercadorias digitais. Não serão obrigadas a se inscrever as empresas que, exclusivamente, comercializem mercadorias digitais isentas ou não tributadas.

Anteriormente, as empresas que atuavam nesse ramo estavam isentas até que fosse definido o local de ocorrência do fato gerador do tributo para determinação do estabelecimento responsável pelo pagamento do imposto.

A partir da publicação, em 5 de outubro de 2017, do Convênio nº 106 do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), os Estados nacionais tinham conhecimento e estavam de acordo para iniciar a implementação na sua legislação estadual. Portanto, o ICMS sobre bens e mercadorias digitais será recolhido a favor do respectivo Estado ou Distrito Federal onde o adquirente estiver estabelecido.

Certamente o Fisco busca, por esse meio, aumentar gradativamente o seu voraz apetite arrecadatório, diante do crescente e expansivo mercado de bens digitais.

Diante disso, fique você, consumidor, atento ao fato de que a partir do famoso "dia da mentira", em 1º de abril de 2018, o preço dos jogos eletrônicos, aplicativos e softwares, poderão ter um aumento por conta do ICMS que será cobrado nessas operações, uma vez que, fatalmente, as empresas acabam transferindo custos diretos aos consumidores.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade