PUBLICIDADE

IBM cortou mais de 20 mil funcionários acima de 40 anos desde 2013

20 abr 2018 - 16h17
Compartilhar
Exibir comentários

Um levantamento da organização ProPublica mostrou que a IBM tem retirado, aos poucos, funcionários mais velhos do seu time. De acordo com o relatório chamado Cutting 'Old Heads' at IBM ("Cortando 'velhas cabeças' na IBM", em tradução livre), estima-se que a empresa tenha retirado de sua lista de funcionários mais de 20 mil que têm idades acima dos 40 anos, nos Estados Unidos, desde 2013.

IBM
IBM
Foto: Canaltech

O levantamento foi feito por meio de documentos internos da empresa e uma coletânea de mais de 1.400 antigos funcionários da IBM. A empresa era considerada o trabalho dos sonhos na década de 1980. Em resposta à reportagem da ProPublica, o porta-voz da IBM, Ed Barbini, disse: "Estamos orgulhosos da nossa empresa e da capacidade dos nossos funcionários de se reinventarem era após era, respeitando sempre a lei. Nossa capacidade de fazer isso é porque somos a única empresa de tecnologia que não apenas sobreviveu, mas prosperou por mais de 100 anos".

O documento ainda mostra que, mesmo que os funcionários fossem considerados de alto desempenho, eram escolhidos nas demissões para que empregados mais novos fossem contratados. Outra denúncia se refere à prática de encorajar os funcionários mais velhos a "se candidatarem a outros cargos da IBM, ao mesmo tempo em que aconselharam discretamente os gerentes a não contratá-los e exigir que muitos dos funcionários treinassem seus substitutos".

Há cinco anos, esta prática se tornou ilegal nos estados unidos com aprovação da Age Discrimination In Employment Act ("Lei de Discriminação de Idade no Trabalho", em tradução livre). O objetivo era evitar exatamente que trabalhadores mais velhos fossem tratados de forma diferente dos mais jovens, considerando o ato uma discriminação como acontece com raça, gênero, orientação sexual e outras categorias.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade