Google Lens vai incorporar recursos para compras feitas diretamente no app
O Google está abrindo caminho para uma pequena revolução no marketing após o lançamento do Google Lens, o aplicativo que permite ao usuário realizar pesquisas por meio de imagens capturadas pela câmera do celular.
Por meio de inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina), o app pode estreitar as relações entre consumidor e empresas. Basicamente, o celular vai conseguir ler e interpretar o que estiver na sua frente. E isso incluir não apenas bichos e objetos, mas produtos também.
Lançado originalmente no Pixel 2, como recurso do Google Photos, o Lens agora está integrado ao Google Assistant.
O líder da equipe de engenharia do Google Lens, Rajan Patel, disse no Twitter que o aplicativo está passando por melhorias. Uma delas já está no escopo de trabalho da equipe do Lens e vai preparar o celular para ser uma central de compras interligada ao app.
Apesar de não dar muitos detalhes, essa funcionalidade deve incorporar anúncios para itens selecionados, avaliações de usuários, promoções e a possibilidade de comprar diretamente pelo Lens. Antes, Patel disse que o aplicativo precisa melhorar o reconhecimento do mundo natural.
Shopping (apparel, home goods, etc) in the works. Natural world (flora and fauna) improvements coming. Team just sent me an amazing new OCR model. Experimental AR experiences coming as well...
— Rajan Patel (@rajanpatel) December 9, 2017
Realidade aumentada
O líder da equipe informou que as pesquisas estão voltadas para o reconhecimento da flora a fauna, para que os resultados possam ser mais precisos. Para isso, o Google trabalha com um modelo de OCR (reconhecimento óptico de caracteres, na tradução livre), que deverá oferecer resultados mais rápidos.
O Lens não vai deixar de aprofundar o desenvolvimento de recursos de realidade aumentada. Sem previsão de quando essa tecnologia estará disponível, o Google vai preenchendo espaços com pequenos teasers, como os stickers em RA para Pixel e Pixel 2.