PUBLICIDADE

Google I/O |Google News une IA com seleção humana para combater fake news

8 mai 2018 - 16h37
Compartilhar
Exibir comentários

Durante apresentação na Google I/O nesta terça-feira (8), a empresa anunciou mais uma empreitada para combater notícias falsas. A gigante vai lançar uma nova versão do Google News, plataforma que reúne notícias de principais sites pelo mundo. Mas não é só isso: a empresa vai utilizar inteligência artificial e machine learning aliado à inteligência humana para garantir a veracidade das informações.

Trystan Upstill, engenheiro do Google Notícias, explica em post oficial que a nova plataforma usa técnicas de IA para fazer uma análise em tempo real que reconhece pessoas, lugares e coisas relacionadas àquela informação. Com isso, a empresa consegue organizar o fato e entregar um resumo do que está acontecendo ao usuário.

Agora, o app oferece também a opção "para você", que organiza as notícias entre os principais assuntos de interesse do usuário. "Começamos com um resumo de cinco histórias que o Google Notícias organizou para você, uma mistura das manchetes mais importantes, notícias locais e os mais recentes andamentos sobre os assuntos em que você está interessado", explica Upstill.

Resumo das principais notícias (Imagem: Divulgação)
Resumo das principais notícias (Imagem: Divulgação)
Foto: Canaltech

Como toda ferramenta de machine learning, o Google Notícias melhora esta função confirme o usuário continua usando o app. A seleção inclui não somente sites, como também imagens e até vídeos do YouTube relacionados ao tema.

Caso se queira aprofundar no assunto, há também a aba "cobertura completa" que vai reunir manchetes de diferentes fontes, vídeos, reportagens locais e até FAQs sobre o assunto. Diferente da aba "para você", esta parte é igual para qualquer usuário. "Ter uma conversa ou debate produtivo exige que todos tenham acesso às mesmas informações. É por isso que o conteúdo da Cobertura Completa é o mesmo para todos: é uma visualização não personalizada de eventos de diversas fontes de notícias confiáveis", acredita o engenheiro.

Aba reúne informações sobre um determinado assunto (Foto: Divulgação)
Aba reúne informações sobre um determinado assunto (Foto: Divulgação)
Foto: Canaltech

O Google Notícias também tem uma aba que mostra empresas de notícias consideradas confiáveis pela Google. Ao todo, são mais de mil revistas já otimizadas para o formato mobile. Contudo, a plataforma exige assinatura, caso a revista não seja gratuita.

Na apresentação, o CEO da Google, Sundar Pichai, resumiu a iniciativa: "O Google Notícias vai permitir que os usuários acompanhem as notícias de que gostam, entendam a história completa e aproveitem e apoiem os editores em quem confiam".

É possível assinar produções direto do aplicativo do News (Foto: Divulgação)
É possível assinar produções direto do aplicativo do News (Foto: Divulgação)
Foto: Canaltech

A aplicação já está disponível nos Estados Unidos para Android e iOS e deve chegar a 127 países nas próximas semanas.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade