PUBLICIDADE

Golpistas se passam por Elon Musk no Twitter para roubar criptomoedas

6 mar 2018 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

Quando o assunto são golpes na internet, a criatividade é o limite para os cibercriminosos. A moda da vez é se passar por celebridades e influenciadores digitais no Twitter — os golpistas estão criando perfis falsos de, por exemplo, Elon Musk, fundador da montadora Tesla e da empresa de tecnologia aeroespacial SpaceX. Com o perfil devidamente criado, os estelionatários estão enganando internautas ao prometer criptomoedas de graça.

Funciona assim: o perfil falso utiliza algumas artimanhas (como responder a tópicos feitos pelo perfil verdadeiro) e afirma que dará uma quantidade predeterminada de bitcoins ou ethereum para seus fãs. Porém, para receber o "presente", a vítima é incentivada a transferir uma quantidade menor, porém significativa, da moeda em questão. Obviamente, você não obtém quaisquer retornos e a conta fake é rapidamente apagada.

Para dar ainda mais credibilidade ao golpe, os scammers também estão empregando bots (robôs) que interagem com suas publicações e comentam coisas como "Deu certo! Transferi os bitcoins e recebi o presente na hora". Com tantas artimanhas assim, é óbvio que tem muita gente caindo na armadilha. Além do Elon Musk, outro famoso que anda sendo "clonado" frequentemente é o próprio Vitalik Buterin, criador do sistema Ethereum.

Exemplo de scammer se passando por Elon Musk (Reprodução: BBC)
Exemplo de scammer se passando por Elon Musk (Reprodução: BBC)
Foto: Canaltech

Existe um jeito fácil de não cair na pegadinha: os perfis falsos não possuem a marcação azul de conta verificada. Além disso, na maioria das vezes, eles praticamente não têm seguidores (ao menos não tantos quanto o verdadeiro Musk possui) e nunca publicaram nada na rede social antes de propagar a mensagem maliciosa. Ainda, basta observar o nome do usuário para notar sutis diferenças entre o username original e o fake. Sendo assim, ao se deparar com tal situação, lembre-se dessas dicas básicas.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade