PUBLICIDADE

Firefox encerra contrato com Yahoo e Google passa a ser seu buscador oficial

20 nov 2017 - 17h03
(atualizado em 21/11/2017 às 08h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Com a chegada da mais recente atualização do navegador da Mozilla, o Firefox Quantum, o Google passa a ser o seu motor de buscas padrão. A empresa de Mountain View vem investindo há bastante tempo para ser o buscador principal em plataformas mobile, como no iPhone, mas no Firefox o domínio pertencia ao Yahoo desde 2014.

Google Firefox
Google Firefox
Foto: Search Engine Land / Canaltech

O contrato, no entanto, deveria ser de cinco anos, mas, de acordo com a chefe de negócios e diretora executiva da Mozilla, Denelle Dixon, o término do acordo aconteceu pensando nos usuários.

"Nós exercemos os nossos direitos contratuais para encerrar o acordo com o Yahoo, baseado em uma série de fatores que incluem o que é melhor para a nossa marca, o nosso esforço para prover uma melhor qualidade nas buscas de internet e em ampliar a experiência de conteúdo de nossos usuários", contou Dixon.

A executiva também afirmou que, apesar de o Google se tornar o provedor de buscas padrão, o Firefox acompanha mais de 60 buscadores pré-instalados, fazendo com que o navegador seja o que mais oferece opções de busca atualmente, em comparação com os seus concorrentes.

Contudo, não se sabe como ficou a questão de multas ou ainda se houve algum pagamento da Google pela nova parceria. Alguns rumores circulam afirmando que a Mozilla encontrou uma brecha judicial para não precisar devolver parte do que já havia sido pago pelo Yahoo para o período.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade