Facebook pergunta se pode usar os seus dados, mas esconde opção de recusar
O Facebook está iniciando uma ação para se adequar aos pré-requisitos exigidos pela nova legislação sobre privacidade na União Europeia, conhecida como GDPR. A lei proíbe que as empresas de tecnologia coletem informações pessoais de seus usuários sem que tenham uma permissão explícita prévia; por isso, o Facebook estará, nos próximos meses, solicitando que seus usuários concordem em ter seus rostos analisados por reconhecimento facial e autorizem que suas informações sejam usadas para segmentação de publicidade.
Todos os usuários da rede social serão consultados, não apenas os europeus, segundo anúncio feito pela empresa nesta terça-feira (17). "Queremos deixar claro que não há nada diferente nos controles e proteções que oferecemos em todo o mundo", escreveu a empresa em um post no blog, consoante com o compromisso que assumiu ao se juntar a outras 33 empresas no Cybersecurity Tech Accord. O público da Europa será o primeiro a ver a tela de solicitação de uso de dados pessoais, e em seguida a ação se expandirá para alcançar todos os lugares do mundo.
O único problema é que a tela de solicitação tenta influenciar o usuário a sempre aceitar a solicitação, uma vez que a opção de não permitir o reconhecimento facial está disponível apenas na opção de gerenciar as configurações de informação, não havendo um botão direto para recusar a solicitação. Na captura de tela exibida pelo Facebook, há as opções "Aceitar e Continuar" ou ir para o gerenciamento de configurações de informação, como é possível ver na reprodução abaixo:
Muitos usuários se enfureceram pela ausência de um botão para recusar, de maneira mais explícita, o uso dos dados. No Twitter, alguns usuários postaram sobre o que eles viram como uma tentativa do Facebook de manipular sua escolha:
Facebook "GDPR" settings are mostly set-up to get you to "accept and continue" and go through messy options if you try anything else—and you don't get full data collection control. This UX design is obviously intentional, driven by the business model. Simple as that. https://t.co/i7qFXPuUPA
— zeynep tufekci (@zeynep) 18 de abril de 2018
David Carrol, um usuário do Twitter, declarou: "Lembra quando nós pensamos que o Facebook seguiria a GDPR? Nós somos tão ingênuos!":
Remember when we thought Facebook would be GDPR compliant? We were so naïve. https://t.co/ydyWj8ZKrc
— David Carroll 🦅 (@profcarroll) 18 de abril de 2018