PUBLICIDADE

Facebook está trabalhando em ferramenta que mostra tempo gasto na rede social

22 jun 2018 - 15h08
Compartilhar
Exibir comentários

O Facebook estaria trabalhando em uma ferramenta para mostrar ao usuário quanto tempo ele gasta por dia na rede social. Segundo uma reportagem do TechCrunch, uma engenheira chamada Jane Manchun Wong viu no código do programa que há uma ferramenta sendo criada para isso.

Facebook app
Facebook app
Foto: Depositphotos / Canaltech

Pelo Twitter, ela apresentou uma imagem de um resumo de tempo gasto dentro da rede social. A aba é chamada de "seu tempo no Facebook" e traz uma lista simples de uso dividido por dias. A ferramenta ainda poderia permitir que você coloque lembretes quando você passar um determinado número de minutos dentro da rede social.

Segundo TechCrunch, o Facebook confirmou que a ferramenta está em desenvolvimento, mas não deu data de quando esta novidade pode chegar para todos usuários.

A movimentação para melhorar a qualidade do tempo gasto na internet não é uma exclusividade do Facebook. A empresa segue uma nova proposta chamada de "Time Well Spent" (ou tempo bem gasto, em tradução literal), que procura evitar que as pessoas passem tanto tempo em frente a telas de smartphones e computadores.

Um dos defensores desta teses é Tristan Harris, co-fundador do Centro para Tecnologia Humana que defende um design voltado a mostrar ao usuário como ele está usando uma plataforma. Harris trabalhou na Google, no setor responsável por defender o interesse dos usuários na plataformaa, e defende que o design atual das companhias reforça a ideia de manter os usuários o máximo possível dentro de seus serviços. Para isso, usa técnicas como pop ups, notificações em push, autoplay e feed infinito, para criar a necessidade de verificar constantemente a plataforma.

Atualmente, Google e Apple já se mostraram interessadas em criar designs e aplicativos voltados ao bom uso de internet. Por exemplo, o iOS 12 já conta com uma central de notificação que apresenta para o usuário quanto tempo ele passa na frente do smartphone.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade