PUBLICIDADE

Facebook está testando opção que simplifica denúncia de posts

9 fev 2018 - 10h47
Compartilhar
Exibir comentários

O Facebook iniciou os testes de uma ferramenta que simplifica a denúncia de posts e é muito parecida com um botão "descurtir". O "downvote", como foi chamado, facilita a identificação de postagens irregulares pelos usuários, tornando esse processo mais simples e incentivando a própria comunidade a moderar a rede social.

A opção, disponível apenas para um número restrito de usuários nos Estados Unidos, aparece ao lado de elementos comuns, como curtir e responder. Porém, ela não deve ser confundida com o recurso de nome semelhante, disponível na rede social Reddit, que serve para reduzir o alcance de um post - aqui, o clique leva diretamente às opções de denúncia, com o utilizador podendo escolher o motivo pelo qual aquela publicação é irregular e também fazendo com que ela suma imediatamente da vista.

Hoje, para fazer isso, o usuário deve acessar as opções, por meio de um botão com reticências que aparece ao lado de toda publicação, e então acessar as ferramentas de denúncia, que são baseadas na vontade própria de não ver mais aquele tipo de conteúdo, em vez de indicá-lo como problemático. Mudar esse caráter deve ser uma das principais ideias da rede social, tornando mais direto o caminho.

Recurso que facilita denúncias apareceu para alguns usuários nos EUA (Reprodução: PC Mag)
Recurso que facilita denúncias apareceu para alguns usuários nos EUA (Reprodução: PC Mag)
Foto: Canaltech

Entretanto, é importante não confundir esse recurso com o "descurtir", uma vontade de muitos utilizadores do Facebook e que chega até a estar disponível por meio de plug-ins. A ideia, aqui, não é demonstrar insatisfação nem discordância, mas sim efetivamente marcar conteúdos impróprios ou indesejáveis. Tanto que, como hoje, o autor não sabe quem o está denunciando e somente percebe que foi indicado por outros usuários quando recebe um aviso de que sua postagem foi retirada do ar.

A confusão levou até mesmo o próprio Facebook a se pronunciar, afirmando que o recurso não tem nada a ver com "descurtidas", sendo voltado principalmente para páginas de conteúdo onde o volume de publicações é maior do que em publicações pessoais. Levando em conta esse problema, é bastante provável que uma das conclusões do teste é de que o nome da opção não é muito bom.

Também devem depender dos resultados do experimento a própria aplicação prática do recurso. Por enquanto, a opção aparece para usuários americanos nos aplicativos do Facebook para iOS e Android. Não se sabe quando, nem se, ela estará disponível para todos.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade