PUBLICIDADE

Facebook agora pune posts que pedem por curtidas e compartilhamentos

18 dez 2017 - 11h27
(atualizado às 12h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Após receber inúmeras reclamações sobre postagens que usam clickbaits, o Facebook decidiu começar a rebaixar este tipo de prática.

Os posts funcionam como "iscas" para atrair os usuários", ou seja, utilizam técnicas que induzem a pessoa a interagir com a publicação usando frases de engajamento, muitas vezes óbvias, como "curta se você gosta de chocolate", ou ainda pedindo uma reação de curtida para cada condição.

Foto: Canaltech

Muitas vezes, em busca de diversão no Facebook, responder a estes posts se torna irresistível para algumas pessoas. Porém, essas práticas acabam prejudicando o algoritmo da rede social que, em vez de passar a mostrar conteúdo relevante para cada usuário, acaba agrupando informações que não agregam ao feed de notícias.

Foto: Canaltech

Agora, com ajuda do aprendizado de máquina, a equipe responsável pelas revisões conseguiu avaliar e categorizar centenas de milhares de posts que aproveitam do engajamento indevido para atrair interação. Portanto, posts deste tipo serão menos vistos no feed a partir das próximas semanas, pois serão rebaixados e não ficarão no topo da timeline.

Páginas que abusam da tática com frequência serão orientadas pelo Facebook e terão um tempo determinado para se adaptarem à mudança.

Em nota oficial, o Facebook afirma que publicações que pedem ajuda, conselhos, recomendações, dicas de viagem ou arrecadação de dinheiro por motivos válidos não serão afetados com a mudança, sendo punidos apenas conteúdos sensacionalistas e de spam.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade