PUBLICIDADE

Ex-diretor da Microsoft critica programa da NASA contra asteroides

28 jun 2018 - 08h58
Compartilhar
Exibir comentários

Há uma semana, a NASA preparou um plano de longo prazo para proteger a Terra contra eventuais impactos de asteroides. Mas Nathan Myhrvold, ex-diretor da Microsoft, acredita que a agência espacial está errada — e não quer admitir que errou.

Em entrevista ao Guardian, Myhrvold falou sobre um artigo científico de sua autoria, em que critica os métodos usados pela NASA para estimar o tamanho de cerca de 164 mil asteroides. Ele explica que "o telescópio espacial Wise mediu os asteroides em quatro diferentes comprimentos de onda no infravermelho, e minha principal crítica é com a forma como eles analisaram esses dados".

Myhrvold acredita que a NASA fez "escolhas pobres" de métodos estatísticos e, para encobrir seu erro, não publicou muitas informações a respeito do método, impedindo que outras pessoas pudessem replicar tais medições. "Receio que eles tenham superestimado e subestimado" os tamanhos dos asteroides, opina.

Quando questionado sobre o motivo que o leva a criticar a agência espacial dos EUA tão duramente no que diz respeito à análise de asteroides, Myhrvold explica que "asteroides são muito importantes; eles nos dizem muito sobre a origem do Sistema Solar". Por isso, o trabalho de centenas de cientistas é baseado nos dados do projeto Neowise. "Os dados são críticos para avaliar o risco" de um grande impacto que afetaria a vida na Terra a qualquer momento e, por isso, medições erradas são perigosas para a humanidade.

(Foto: John Keatley/Redux/eyevine)
(Foto: John Keatley/Redux/eyevine)
Foto: Canaltech

Acontece que, quando Myhrvold procurou a NASA para mostrar sua visão da coisa, a agência teria ignorado seus estudos, mantendo como oficial o que o projeto Neowise publicou. Mas o ex-Microsoft acredita que ela deveria manter uma investigação independente dos resultados obtidos com dados do telescópio Wise.

Ele ainda diz que "pessoas me sugeriram que a razão pela qual a NASA não quer admitir que algo está errado com os dados é que eles temem que isso prejudique as chances do Neocam, um telescópio que custa aproximadamente US$ 500 milhões, de encontrar asteroides que possam atingir a Terra", sendo que o projeto do Neocam seria do mesmo grupo que faz as análises do Neowise.

O projeto Neowise, ativo desde 2011, cataloga o tamanho e a refletividade de milhares de asteroides. Seus cálculos dizem que a estimativa do diâmetro desses objetos fica em uma margem de 10% de seus tamanhos reais — mas Nathan Myhrvold crê que tais cálculos estão muito longe de serem reais, uma vez que o satélite Wise teria sido projetado para observar objetos distantes, e não asteroides próximos.

Os argumentos de Myhrvold, que tem doutorado em física pela Universidade de Princeton, foram registrados na Icarus, renomada publicação sobre ciência espacial.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade