PUBLICIDADE

Engie: aplicação monitora veículos e conecta motoristas e mecânicos

16 mai 2018 - 10h26
(atualizado às 10h38)
Compartilhar
Exibir comentários

A quebra de um carro é sempre uma saga das mais tristes, que envolve não apenas as dificuldades com a máquina em si, mas também o temor quanto a mecânicos mal-intencionados que tentam abusar da falta de conhecimento dos clientes. Para resolver questões desse tipo, porém, é que entra o Engie, um aplicativo que permite o monitoramento de telemetria e informações do automóvel diretamente no celular para melhor identificação de falhas e realização de manutenções preventivas.

Engie
Engie
Foto: Canaltech

Criação de Uri Levine, um dos fundadores do Waze, o Engie chegou ao Brasil no final do ano passado e já tem alguns motivos para comemorar. Desde então, o aplicativo já foi baixado mais de 50 mil vezes, enquanto o dispositivo que realiza a conexão entre o computador de bordo do carro e o software já tem mais de 15 mil clientes.

Por meio de uma conexão com o sistema OBDII, disponível em todos os carros a álcool e gasolina lançados desde 2002, o Engie é capaz de fazer uma varredura completa do carro. Milhares de informações são analisadas e calculadas para a identificação de problemas no motor, consumo de combustível, comunicações, parte elétrica e tantos outros. O aplicativo também é capaz de indicar a necessidade de revisões e emitir alertas quando algo de errado está acontecendo.

É aí que entra a segunda parte do funcionamento do Engie, que de acordo com Fabio Vaisman, community manager da companhia para o Brasil, é seu grande diferencial. O aplicativo coloca o usuário em contato com mecânicos próximos por meio de um sistema de marketplace, que permite o envio de diagnósticos online e o recebimento de orçamentos remotamente a partir da telemetria disponibilizada pelo software. Por enquanto, apenas São Paulo conta com esse sistema. Nas demais cidades os usuários encontram mecânicas, porém ainda não recebem os orçamentos.

Entre os brasileiros, por curiosidade, a falha mais comum é uma queda na eficiência do catalisador, um dos tantos problemas mecânicos que podem ser identificados e cujo tratamento inicial pode começar pelo próprio aplicativo. Além disso, a interface amigável e a visualização fácil das informações são citadas como grandes vantagens do app.

Você que é nosso leitor, inclusive, tem direito a um desconto especial. Usando o cupom CanalTech, você ganha 10% de desconto adicional na compra do dispositivo Engie (http://canalte.ch/engie), que se encontra atualmente em promoção. Em sua versão Android, ele está saindo por R$ 69, enquanto na edição exclusiva para iPhone o preço é R$ 99.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade