PUBLICIDADE

Elenco clássico de Star Trek quer que você nem chegue perto de drogas pesadas

23 mar 2018 - 15h17
(atualizado às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários

A "guerra às drogas" é uma luta antiga nos Estados Unidos e, consequentemente, no restante da sociedade global. A campanha oficial do governo norte-americano começou no início da década de 1970 com o presidente Nixon, quando até mesmo os militares foram convocados para reduzir o comércio ilegal dessas substâncias.

Para Nixon, as drogas ilegais eram o "inimigo público número 1" do país, e a mídia teve um papel extremamente importante para difundir os conceitos da nova campanha, conquistando o apoio da população contra o uso de substâncias ilícitas.

Então, em 1973, a National Association of Progressive Radio Announcers, uma espécie de organização de anunciantes de rádio, decidiu lançar um disco de vinil chamado Get Off, contando com dezenas de músicos e artistas passando suas mensagens anti-droga. O curioso, aqui, é que artistas notavelmente conhecidos por terem abusado de substâncias ilícitas participaram do disco, como Alice Cooper, por exemplo, além de Grateful Dead.

Capa do disco cuja missão era conscientizar os fãs da cultura pop quanto ao uso de drogas (Imagem: Divulgação)
Capa do disco cuja missão era conscientizar os fãs da cultura pop quanto ao uso de drogas (Imagem: Divulgação)
Foto: Canaltech

E uma das faixas desse disco contava justamente com William Shatner, Nichelle Nichols e Leonard Nimoy, que, respectivamente, davam vida ao capitão Kirk, à tenente Uhura e ao oficial comandante Spock na série clássica de Star Trek. Na faixa, ouvimos o trio conversando durante visita a um planeta devastado pelo uso de drogas pesadas por parte de seus habitantes.

Spock relata ao capitão que está na superfície de um planeta destruído, e explica que os poucos habitantes sobreviventes estão em condições lamentáveis, sem conseguir controlar seus impulsos, com suas mentes anestesiadas e inúteis. Isso porque, aparentemente, aquela população estava em um estado similar à uma doença antiga do século XX na Terra, chamada "abuso de drogas pesadas". "Fascinante", declara Spock, usando um de seus jargões mais famosos da produção.

O comandante segue opinando que, sendo ele um Vulcano, ele entende o uso de drogas como algo "totalmente ilógico". Kirk concorda, e encerra a gravação dizendo: "espero que outras civilizações não comentam o mesmo erro".

Você pode conferir o áudio original (em inglês) no vídeo abaixo:

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade