PUBLICIDADE

EA bate recorde de rejeição no Reddit por monetização de Star Wars Battlefront 2

14 nov 2017 - 11h42
Compartilhar
Exibir comentários

Star Wars Battlefront II chega nesta sexta-feira, 17 de novembro, como um dos grandes lançamentos do ano. Mas, agora, o game tem um novo feito para chamar de seu, com a Electronic Arts batendo o recorde de rejeição no Reddit, quando respondeu às reclamações dos fãs sobre o sistema de liberação de personagens para o modo multiplayer do game.

Star Wars Battlefront II
Star Wars Battlefront II
Foto: Canaltech

A polêmica surgiu no último final de semana, quando o título foi liberado de forma antecipada para PC e Xbox One por meio de plataformas digitais da companhia. Ao acessarem o título, os fãs perceberam que muitos dos personagens mais icônicos da franquia Star Wars, como Darth Vader e Luke Skywalker, não estavam disponíveis desde o início e deveriam ser liberados com o uso de créditos virtuais.

Até aí, nada de errado, com essa dinâmica sendo comum em títulos de tiro. O que causou a revolta, entretanto, foi a absurda quantidade de moedas necessárias - mais de 60 mil, no caso dos dois citados. Seria uma forma de induzir os jogadores a pagarem ainda mais pelo título, além de seu preço de compra, para acelerar o progresso. Caso contrário, cerca de 40 horas de jogo teriam de ser investidas para acumular os créditos necessários para liberação de apenas um dos personagens.

O Reddit, claro, se tornou uma das centrais de tais reclamações. A resposta da EA só piorou as coisas, com a empresa afirmando que o total de moedas exigidas foi pensado para criar uma sensação de "orgulho" e "realização" entre os jogadores, além de ter sido obtido a partir de métricas de recompensas obtidas durante os testes Beta do game. O resultado foram mais de 400 mil "descurtidas" apenas nas primeiras 12 horas após a publicação.

O recorde também levou a problemas de exibição na versão móvel da rede social, com o botão de curtida chegando a ser cortado da tela devido ao alto número negativo. No Reddit, os comentários publicados são sempre avaliados como positivos ou não, com essa métrica sendo uma medida de relevância feita pela própria comunidade, orientando a organização das discussões. No momento em que essa reportagem é escrita, já são mais de 650 mil "descurtidas".

Diante de toda essa negatividade, a EA anunciou uma mudança no sistema de desbloqueio de personagens, reduzindo em 75% o valor da maioria deles. Darth Vader e Luke Skywalker, por exemplo, agora custam 15 mil créditos, enquanto Leia, Palpatine e Chewbacca saem por 10 mil.

Por outro lado, os problemas parecem longe de serem resolvidos, uma vez que usuários já apontam, também, uma queda no total de pontos obtidos após determinadas ações no game. Sem avisar ninguém, a empresa também teria diminuído o total de créditos recebidos com o término da campanha principal de 20 mil para 5 mil, como forma de incentivar os usuários a jogarem o multiplayer para liberarem mais protagonistas.

Star Wars Battlefront II chega nesta sexta (17) em versões para PS4, Xbox One e PC.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade