PUBLICIDADE

Dropbox será integrado ao Google Docs e Gmail em breve

2 mar 2018 - 14h02
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de oferecer o serviço de armazenamento sincronizado na nuvem para as massas, posicionando-se como uma concorrente imediata do Google Docs e o Google Drive; o Dropbox firmou uma parceria com o Microsoft Office, o que lhe forneceu recursos poderosos para a criação de documentos e colaboração. Partindo para uma evolução natural disso, eis que a companhia surpreendeu ao anunciar na quinta-feira (1) que trabalhará em conjunto com a Google a partir de então.

Dropbox Google
Dropbox Google
Foto: Canaltech

A nova parceria permitirá que o Dropbox se conecte com o Google G Suite, oferecendo assim aos usuários a possibilidade de criar arquivos do Google Docs, Sheets e Slides diretamente pela plataforma de armazenamento.

Como deverá funcionar a parceria?

Ainda não se sabe exatamente como isso funcionará, já que mais detalhes não foram fornecidos até então. Mas é provável que a parceria com a Google não seja muito diferente da união feita com a Microsoft. Os aplicativos para iOS e Android da plataforma de armazenamento já estão bem integrados ao Word, Excel e Powerpoint, permitindo ao usuário mobile criar novos arquivos no Dropbox. O armazenamento, por sinal, ainda pode ser vinculado a uma conta online do Office.

Dado a maneira como funcionam os serviços da Microsoft, portanto, é possível que o usuário tenha a opção de vincular sua conta do Dropbox a do Google também. Assim, os tipos de documentos (Docs, Sheets e Planilhas) devem aparecer na interface da plataforma de armazenamento, sincronizando os novos arquivos que forem criados.

Estes arquivos devem ainda estar disponíveis para que o usuário os edite diretamente através da interface do Dropbox. Para que as empresas possam se aproveitar deste novo recurso, os arquivos armazenados na plataforma devem ser gerenciados de forma parecida a outros serviços do gênero, permitindo que os administradores revoguem acesso ao documento ou ainda, mantendo o arquivo em evidência para saber quando/se alguma alteração foi feita.  

Integração a outros serviços Google

O Dropbox também está integrando outras ferramentas da Google. A exemplo disso, o Gmail permitirá que os usuários gerem links para os arquivos do Dropbox diretamente da interface do serviço de e-mails. O Hangouts Chats, serviço de comunicação corporativa que foi anunciado recentemente, também deve receber uma funcionalidade integrada ao Dropbox, oferecendo a possibilidade de trazer da plataforma de armazenamento diretamente para o programa de mensagens. Isto significa que será possível pesquisar, compartilhar e visualizar arquivos sem sair da interface de usuário do Hangouts Chats.

Embora o Dropbox e a Google atuem com funcionalidades semelhantes, a parceria é bastante plausível, já que muitas empresas utilizam os dois serviços em seus devidos ambientes corporativos. Com a colisão destes dois universos, os usuários só tendem a ganhar, podendo agora gerenciar as duas plataformas ao mesmo tempo. As integrações devem ocorrer ainda no segundo semestre de 2018.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade