PUBLICIDADE

Dos 20 artistas mais ouvidos do Spotify no Brasil em 2017, 19 são brasileiros

5 dez 2017 - 10h51
(atualizado às 11h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Para o Spotify, 2017 foi o ano da música nacional. Nada mais justo levando em conta que, para a plataforma, foi um período de recordes. O DJ Alok, por exemplo, foi nosso primeiro conterrâneo a chegar ao top 50 de artistas mais ouvidos em todo o mundo, enquanto, em nosso país, a plataforma registrou uma marca inédita: 19 dos 20 nomes mais ouvidos pelos usuários do serviço por aqui são brasileiros.

Os números aparecem na listagem Year in Music, que todos os anos revela os artistas e músicas mais ouvidas da plataforma em todos os países em que atua. E, no Brasil, somente Ed Sheeran comparece para representar o mercado fonográfico internacional, enquanto o sertanejo continua a ser o gênero que mais bomba por aqui.

Entre as mulheres, Marília Mendonça foi a artista mais ouvida, enquanto no gênero masculino esse posto é de Matheus & Kauan. A dupla também é a mais ouvida da plataforma, de maneira geral, e também lidera o ranking de álbuns, com o disco "Na Praia 2". Entre as músicas, entretanto, deu vitória de Ed Sheeran, com "Shape of You".

Marília Mendonça e Matheus & Kauan foram os artistas mais ouvidos do Brasil em 2017
Marília Mendonça e Matheus & Kauan foram os artistas mais ouvidos do Brasil em 2017
Foto: Canaltech

Nesse ponto, o Brasil concorda com o restante do mundo, com a faixa também sendo a mais popular, não apenas de 2017, mas da história do Spotify. Ela já conta com mais de 1,4 bilhão de reproduções e ultrapassou o antigo recordista, Drake, com a canção "One Dance". Sheeran também conseguiu deixar para trás a febre absoluta de "Despacito", que tem suas duas versões, com e sem a presença de Justin Bieber, nas duas colocações seguintes.

Já entre as mulheres, a vitória foi de Rihanna. O gênero feminino também foi representado por Camila Cabello, a artista revelação mais escutada do Spotify em 2017. Entre as bandas, deu vitória de Coldplay, enquanto o álbum mais ouvido do ano foi "Divide", mais uma vez, de Ed Sheeran.

O ranking do Spotify traz ainda um dado curioso: o dia 13 de junho foi a data em que houve o maior número de reproduções de faixa por usuário em 2017. No Brasil, era feriado e dia de Parada Gay em São Paulo, o que justifica o alto número de utilização por aqui. Entretanto, não existem dados que deixem entender ao certo porque isso aconteceu.

Para comemorar o fim do ano, como sempre, o serviço de streaming criou uma série de playlists dos mais diferentes gêneros, com as músicas, artistas e álbuns mais ouvidos de 2017. Além disso, chama a atenção para gêneros em ascensão, como, pasmem, o power metal melódico e o black metal caótico, além do Chillhop, todos com uma seleção de músicos e faixas para quem quiser conhecer os estilos que podem dar o que falar no ano que vem.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade