PUBLICIDADE

Computadores do governo de Atlanta são sequestrados e hackers pedem US$ 51 mil

23 mar 2018 - 15h29
Compartilhar
Exibir comentários

Os computadores e servidores do governo da cidade de Atlanta, na Geórgia (EUA), foram vítimas de um ataque de ransomware na tarde de ontem (22). De acordo com as notas publicadas nos meios de comunicação do município, o malware responsável por infectar as máquinas trancou o acesso a dados armazenados localmente e congelou aplicações essenciais para a população local, incluindo sites usados para pagar impostos.

Ransomware
Ransomware
Foto: WCCF Tech / Canaltech

Para retirar a criptografia imposta e liberar os PCs, os criminosos estão pedindo o pagamento de um resgate no valor de US$ 51 mil em bitcoins. "Nós não sabemos a extensão do ataque", afirma Keisha Lance Bottoms, prefeita de Atlanta. Sua principal preocupação é de que os criminosos possam ter obtido acesso a informações sigilosas sobre os moradores da cidade, tal como dados governamentais sensíveis.

Até o momento em que esta matéria foi escrita, a situação ainda não havia sido resolvida. De acordo com o jornal 11alive, os oficiais de Atlanta estão trabalhando ao lado do FBI, do Departamento de Segurança Nacional, da Cisco e da Microsoft para tentar fazer a liberação das máquinas e determinar quais dados os hackers tiveram acesso. Questionada se a cidade pagaria o resgate, Bottoms respondeu que não pode responder tal pergunta no momento.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade