PUBLICIDADE

Chrome OS 67 é lançado e traz melhorias para quem utiliza Progressive Web Apps

11 jun 2018 - 18h53
Compartilhar
Exibir comentários

A Google acaba de lançar o Chrome OS 67, que trará maior suporte para aplicativos. O anúncio vem depois de a gigante das buscas ter apoiado a execução de apps Android para seus Chromebooks. Agora, os Progressive Web Apps (PWA) podem ser instalados como aplicativos independentes.

Chrome OS 67
Chrome OS 67
Foto: Canaltech

Os PWAs são aplicativos para a web, mas se comportarão como apps nativos ao terem suas próprias janelas e não mais serem exibidos em guias do Google Chrome, funcionando offline com rapidez. O suporte aos PWAs foi anunciado pela Microsoft no Windows 10 ainda no início do ano. Na Google, o primeiro PWA a ganhar suporte foi o Google Fotos.

No Chrome OS 67, os PWAs se comportarão como híbridos entre apps de web e nativos: aplicativos tradicionais da Internet terão URLs compartilháveis e suporte ao Google Cast. Em versões futuras, o suporte aos PWAs no Google Chrome também chegará ao Windows e ao macOS.

Para os modelos mais recentes do Chromebook, o Chrome OS 67 também trará um novo recurso que detecta quando um tablet é desanexado do teclado e conectado a uma nova base. Com o suporte ao Touchable Material Design 2.0 ficará mais fácil para tablets que atuam com o sistema operacional, como o Chromebook Tab 10 da Acer, usem telas sensíveis ao toque. Já os usuários que executam apps para Android em Chromebooks compatíveis serão beneficiados pelo recurso de zoom da página do Chrome, que agora se estende aos apps da Google Play.

Também houve melhorias para quem usa os Chromebooks para produtividade: novos recursos destinados ao suporte para compactação de arquivos no Google Drive usando o app Arquivos chegará aos usuários.

A atualização será lançada dentro dos próximos dias nos Chromebooks, de forma automática.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade