PUBLICIDADE

China ultrapassa EUA e agora é o país que tem mais supercomputadores no mundo

14 nov 2017 - 12h49
Compartilhar
Exibir comentários

A China acaba de conquistar a primeira colocação na lista de países que detêm os computadores mais potentes do mundo. O feito foi revelado em um relatório divulgado pelo CNET, que aponta que o país asiático ultrapassou até mesmo os Estados Unidos no quesito.

Sunway TaihuLight
Sunway TaihuLight
Foto: Canaltech

Há seis meses, os EUA detinham 169 dos supercomputadores mais poderosos do mundo, em comparação com os 159 da China na época. Agora, a China possui 202 supercomputadores, enquanto os EUA apresentaram queda no ranking, com 144 máquinas, ficando em segundo lugar.

Considerando a listagem dos computadores mais poderosos do mundo da atualidade, temos o Sunway TaihuLight na primeira posição, e o Tianhe-2 na segunda colocação; ambos estão localizados, respectivamente, no Centro Nacional de Supercomputação, na China, e no Centro Nacional de Supercomputadores, em Guangzho.

Apesar da atual liderança da China, os EUA podem virar o jogo em breve, pois o país está trabalhando na implementação do Summit, da IBM, que atualmente está em construção no Laboratório Nacional Oak Ridge. Segundo informações, ele será capaz de oferecer o dobro do desempenho do Sunway TaihuLight. A previsão é que a montagem do supercomputador seja concluída em fevereiro de 2018.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade