PUBLICIDADE

Bug que trava apps no iOS também atinge Twitter e WhatsApp

19 fev 2018 - 12h43
(atualizado às 13h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Um problema descoberto na semana passada continua a incomodar um número cada vez maior de usuários do iOS. Uma falha no processamento de caracteres do idioma indiano, que inicialmente afetava apenas o iMessage, também estaria causando dificuldades para os usuários do Twitter, WhatsApp e outros aplicativos, com "trolladas" sendo realizadas por contatos e seguidores, de forma a causar inconvenientes ou impedir a utilização das aplicações.

Bug iOS
Bug iOS
Foto: Reprodução / Canaltech

O bug está disponível até mesmo nas versões mais recentes do sistema operacional e tem funcionamento semelhante a outras modalidades que apareceram nos últimos anos. Ao receber o conjunto de caracteres problemáticos, o usuário vê seus aplicativos travando e, em algumas situações, até mesmo todo o sistema sendo reinicializado contra sua vontade.

No caso do Twitter, tanto o app oficial da plataforma quanto soluções de terceiros estariam apresentando instabilidades devido ao problema. Uma vez que uma publicação com os caracteres é carregada, os softwares acabariam travando e sendo finalizados, com o problema se repetindo até que os caracteres em questão saiam da lista de postagens mais recentes exibida pelo sistema. Para aumentar a eficácia, engraçadinhos estariam inserindo os símbolos em seus nomes de exibição.

O mesmo vale para o WhatsApp e outros aplicativos de mensagens. Nestes casos, não seria preciso nem mesmo abrir o texto problemático, bastando apenas que ele seja carregado como notificação ou na tela inicial do aplicativo, nas prévias, para que o software seja reinicializado. Relatos discordantes nas redes sociais apontam que o Discord também estaria sendo afetado, enquanto o Telegram não estaria apresentando problemas desse tipo.

É importante afirmar, entretanto, que o bug não representa ameaça à segurança dos usuários, sendo, apenas, uma inconveniência das maiores. No caso de mensageiros, por exemplo, a única maneira de se livrar dos travamentos é pedir que o usuário trollador envie uma nova mensagem, sem os caracteres especiais, de forma que eles não sejam mais carregados nas prévias. Na sequência, o dono de um aparelho com iOS precisa deletar toda a conversa com o contato em questão, ou então não abrir mais a conversa com ele até que a falha seja solucionada.

A falha está relacionada a um sistema de processamento do idioma telugo, uma das línguas mais faladas da Índia. Ao serem convertidos para uma versão diferente, de acordo com as configurações de linguagem do aparelho do usuário, uma sequência de caracteres problemáticos seria gerada, causando o travamento dos aplicativos e reinicialização do sistema.

Em comunicado oficial, a Apple já disse estar trabalhando para oferecer uma solução, mas já se passaram dias desde dessa declaração sem que nenhum update fosse liberado. A especulação é que a correção virá junto a uma nova versão do iOS, uma vez que a Beta da edição 11.3 do sistema operacional, já em testes junto a usuários selecionados, não seria afetada por ela.

Entretanto, a expectativa é que esse update, que também deve trazer alguns recursos inéditos voltados para realidade aumentada e novos Animojis, seja liberado apenas em alguns meses. É tempo demais com usuários sendo submetidos a problemas desse tipo, que por mais que não comprometam suas informações pessoais, são inconvenientes consideráveis para quem utiliza o iPhone ou iPad para se comunicar ou usar redes sociais.

5 motivos para COMPRAR o Galaxy J7 Pro:
Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade