PUBLICIDADE

Beetools alia realidade virtual, Big Data, gamificação e IA ao ensino de idiomas

22 jun 2018 - 08h25
Compartilhar
Exibir comentários

Na próxima ABF Franchising Expo, que acontecerá em São Paulo a partir da próxima quarta-feira (27), será apresentada ao público a Beetools, uma escola de idiomas que, em parceria com a empresa brazuca especializada em realidade virtual Beenoculus, oferecerá gamificação, Big Data, Flipped Classroom e Inteligência Artificial como tecnologias aliadas no aprendizado da língua inglesa. Os óculos VR utilizados pelo sistema pedagógico são resultado de uma parceria da Beenoculus com a Qualcomm.

O método inovador

"Ao criarmos a Beetools buscamos encontrar uma solução para todas as dificuldades no processo de aprendizado dos alunos. Com o uso de tecnologias, como VR e Inteligência Artificial, aliadas ao acompanhamento de um professor presencial, conseguimos que o aluno tenha um resultado muito mais eficiente e possa praticar o idioma em um ambiente virtual no qual se sente à vontade para utilizar todo o inglês que aprendeu", explica Fabio Ivatiuk, CEO da Beetools.

No processo de aprendizagem por Flipped Classroom, ou Sala de Aula Invertida, a primeira parte da aula seguinte é abordada ao final da aula anterior, de forma a familiarizar o aluno com o vocabulário e as estruturas gramaticais com antecedência, potencializando o aprendizado.

As tarefas de casa serão feitas por meio do app Beetools, onde também ficam todos os materiais didáticos necessários. Antes de comparecer à próxima aula, os alunos devem, pelo aplicativo, cumprir com os exercícios de conversação BeeReady, que utilizam a tecnologia de inteligência artificial da IBM, Watson, e registram o desempenho de cada aluno, fornecendo feedbacks personalizados.

Os óculos utilizados no sistema pedagógico foi desenvolvido em parceria com a Qualcomm (Imagem: Divulgação / Beenoculus)
Os óculos utilizados no sistema pedagógico foi desenvolvido em parceria com a Qualcomm (Imagem: Divulgação / Beenoculus)
Foto: Canaltech

Logo após serem avaliados pela IA, é hora de partir para o aprendizado com a realidade virtual: com o uso de um óculos de VR, o aluno é transportado para uma situação cotidiana para treinar todos os conhecimentos adquiridos até esse ponto, além de se apropriar do vocabulário estudado. Mas é aqui que as coisas começam a ficar divertidas de verdade: um dos maiores diferenciais da Beetools é levar os estudantes para participar de histórias fictícias no melhor estilo storytelling, como num RPG de mesa. Cada etapa do aprendizado é um capítulo de uma história onde os alunos são os personagens e a trama avança conforme as lições são aprendidas.

Na última parte do processo de ensino, é possível se comunicar diretamente com os professores, que identificarão possíveis dificuldades de aprendizado e dúvidas, resolvendo-as com mais eficiência dada a personalização da experiência.

Por fim, a gamificação torna a fixação do conteúdo mais divertida e natural, fazendo referência a filmes, séries e músicas atuais para que os alunos possam transportar o que aprenderam para seus cotidianos, agregando vínculo emocional ao conhecimento adquirido.

O Professor José Motta Filho, responsável pela metodologia inovadora do Beetools, explica o sistema: "O método desenvolvido pela Beetools prioriza o aprendizado do aluno, que terá acompanhamento pedagógico, além de aula presencial com professores. A coordenação pedagógica analisará o resultado dos alunos, com a preocupação de entender as dificuldades e orientá-los no aprendizado. O aluno que fizer em média duas aulas por semana consegue concluir o curso completo, chegando ao nível avançado de inglês em apenas 2 anos. Todavia, esse tempo pode ser reduzido se o aluno aumentar sua carga horária semanal".

Franquias e Negócios

Durante a ABF Franchising Expo, os empreendedores que visitarem o Tour Virtual da Beetools poderão testar as ferramentas de ensino utilizadas e entender como serão aplicadas as técnicas pedagógicas. Já há cinco unidades da Beetools em Curitiba prestes a entrar em funcionamento no início de julho, além de mais quinze franquias que abrirão as portas ainda em 2018 nos estados do Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

O público-alvo da Beetools são alunos com 10 anos de idade ou mais, mas em 2019 há planos de ofertar metodologias didáticas para crianças a partir dos 6 anos de idade. Os alunos interessados poderão se inscrever diretamente pelo aplicativo, onde tudo já fica resolvido e não é necessário pagar taxas ou adquirir materiais. Pacotes de 20, 30, 60 ou mesmo apenas uma aula podem ser adquiridos sem a necessidade de sair de casa ou assinar contratos. Os valores das aulas e pacotes variam de acordo com a cidade.

Além das 20 unidades que serão inauguradas em 2018, os planos da Beetools são de expansão: já há negociações avançando junto a empreendedores de Portugal, Uruguai e Paraguai.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade