PUBLICIDADE

Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (11/10/2017)

11 out 2017 - 13h32
Compartilhar
Exibir comentários

E finalmente estamos em outubro, mês que marca o início do último trimestre do ano, quando os panetones começam a chegar aos supermercados e muita gente já começa a antecipar a decoração de Natal em suas casas. Além de um feriadão prolongado, o mês também traz o Dia das Crianças, mas tudo tem seu preço: viajar não sai barato e os presentes dos pequenos idem. Então, vamos economizar um dinheirinho desde já?

arte japonesa
arte japonesa
Foto: Canaltech

Confira a seleção de serviços, apps e cursos gratuitos da semana!

Bloco de notas na ponta dos dedos

Disponível para Android, o Fast Note foi criado por um brasileiro e oferece uma interface simples e fácil de usar para que você armazene no smartphone todas as notas que precisar.

As notas podem ser organizadas por cores, e uma ferramenta de busca ajuda a encontrar aquela nota mais antiga que já ficou lá embaixo na lista de notas salvas. Também é possível sincronizar o app com outros dispositivos, receber notificações e compartilhar suas notas via apps como WhatsApp e Facebook, além de SMS. Ainda, o usuário pode escolher acessar as notas por meio da leitura de suas impressões digitais, e todas as informações são criptografadas, para sua privacidade. Já para o iOS, uma alternativa similar é o Bear.

Leitor de obras de arte

Sabe o Shazam, que "escuta" um trecho de uma música e rapidamente informa ao usuário qual é aquela canção? O Smartify funciona de maneira parecida, só que com obras de arte. O app conta com tecnologias de reconhecimento de imagem e realidade aumentada para escanear uma obra de arte que você está visitando em um museu, informando na telinha do celular tudo a respeito daquele quadro ou escultura.

Com este app, você descobre rapidamente dados sobre o autor, além de acessar críticas de especialistas, vídeos e outras informações relevantes que podem não constar na legenda da obra ali na hora. Para Android e iOS.

Arte japonesa dos séculos XVII ao XX

A biblioteca Smithsonian, criada em 1846, disponibilizou parte de seu acervo de artes japonesas centenárias para admirar online. São mais de mil livros originais de arte dos períodos Edo e Meiji, que fazem parte da coleção de dois milionários norteamericanos.

Os livros ilustrados são de autoria de artistas históricos japoneses que viveram entre os anos de 1600 e 1912, e o gênero da xilogravura, junto com o estilo de pintura conhecido como "ukiyo-e", fazem parte do acervo.

Transformando o celular em USB, sem cabos

Transferir arquivos do computador para o smartphone é fácil: basta plugar o aparelho à máquina por meio do cabo USB e pronto. Mas que tal fazer a mesma coisa sem precisar usar fios? Com o Pushbullet, seu celular consegue armazenar arquivos variados sem precisar ser conectado à porta USB de sua máquina.

Funciona assim: é só conectar o aparelho na mesma rede Wi-Fi do computador e ter a versão desktop do Pushbullet instalada na máquina, além do app no celular. Caso não queira instalar o software, você também pode contar com a extensão do programa para navegadores. Estando tudo sincronizado, basta selecionar os arquivos que deseja transferir para o dispositivo móvel e pronto! Ainda, a versão desktop exibe na tela do computador quando o seu celular estiver recebendo uma chamada ou notificação.

Funciona em aparelhos com Android e iOS.

Aprendendo a desenhar

Enquanto muitas pessoas acreditam que saber desenhar seja uma espécie de dom, vários artistas insistem em dizer que é tudo uma questão de técnica e treino. Então que tal começar a aprender a desenhar, sem gastar nada? O Desenho Online oferece aulas contendo as técnicas fundamentais da arte de desenhar, com módulos para os níveis "iniciante" (com 18 aulas), "intermediário" (17) e "avançado" (7).

Além das lições contidas nos e-books, você também confere muitas dicas e artigos relacionados ao universo do desenho.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade