PUBLICIDADE

Apple vai negociar diretamente com mineradoras compra de cobalto para bateria

21 fev 2018 - 10h41
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple deve mudar sua política de compra de cobalto para suas baterias. A empresa vai começar a negociar diretamente com as mineradoras.

iPhone X
iPhone X
Foto: Reprodução / Canaltech

Essa é uma jogada estratégica e também uma mudança de rumo, já que a Apple transferiu para as empresas que fabricam as baterias a tarefa de comprar o metal. Agora, no comando das negociações, a Maçã pode se planejar para momentos em que o cobalto estiver em falta, por exemplo.

Há um receio no mercado de que o cobalto tenha um aumento de demanda que possa prejudicar sua oferta — o crescimento do mercado de veículos elétricos seria um dos responsáveis pela alta procura do metal. O medo de uma escassez mundial deve guiar as grandes empresas nas negociações.

Três vezes mais caro

O preço do cobalto triplicou nos últimos 18 meses — hoje, a tonelada está cotada em US$ 80 mil. A bateria de um smartphone requer cerca de 8 gramas do metal refinado, mas a quantidade de produção exige um estoque imenso.

No ano passado, a Apple já havia aberto negociação com as mineradoras, mas decidiu não dar continuidade às conversas. Agora, a empresa quer fechar acordos por um período de cinco anos, pelo menos.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade