PUBLICIDADE

App de compra e venda de Bitcoins tem mais de 700 mil downloads em uma semana

18 dez 2017 - 11h19
Compartilhar
Exibir comentários

O surto de preço e valorização das Bitcoins nas últimas semanas levaram não apenas sites e serviços a sucumbirem diante de um alto volume de acessos, mas também mudaram um pouco a ordem das coisas nas lojas de aplicativos. De acordo com dados da Sensor Tower, uma consultoria especializada no mercado digital, o app do Coinbase, um dos principais câmbios online das moedas virtuais, ultrapassou em mais do que o dobro o número de downloads do Snapchat e Instagram.

A empresa de análises verificou os números entre os dias 5 e 12 de dezembro, justamente a época em que a modalidade financeira alcançou pico em transações. No período, foram mais de 700 mil novas instalações do software do Coinbase, com o ápice desse movimento acontecendo no dia 8 de dezembro, quando o aplicativo chegou a ficar em segundo lugar na lista de apps gratuitos mais baixados no iOS, atrás apenas do YouTube e ultrapassando nomes como Facebook Messenger.

O movimento, entretanto, foi momentâneo, uma vez que, na sexta, o software estava na oitava colocação. Apesar disso, no momento em que essa reportagem é escrita, o Coinbase não aparece nem mesmo entre os 100 mais da iTunes Store, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. A noção, entretanto, é de que todos aqueles que se entusiasmaram com a altíssima valorização das moedas virtuais já correram para baixar o software e adquirir suas unidades, com novos movimentos desse tipo podendo acontecer uma vez que o setor atinja novos recordes históricos.

Gráfico mostra semelhança entre variação das Bitcoins e fluxo de downloads (Imagem: Sensor Tower)
Gráfico mostra semelhança entre variação das Bitcoins e fluxo de downloads (Imagem: Sensor Tower)
Foto: Canaltech

Isso é provado pelo gráfico que mostra um crescimento similar ao da valorização da criptomoeda. Tirando uma ou outra exceção, em sua maioria, a curva de aumento no download dos apps de carteiras de Bitcoins é semelhante ao aumento no preço da unidade da moeda digital, mostrando um interesse cada vez mais amplo sobre essa modalidade financeira.

Especialistas, entretanto, apontam para uma certa discrepância nos números, uma vez que as chances de o Coinbase ser instalado pela primeira vez no celular dos usuários são bem maiores, enquanto Snapchat e Instagram são softwares amplamente usados. Ainda assim, há de se considerar um movimento que faz com que uma solução voltada para as Bitcoins se torne mais popular, mesmo que momentaneamente, em relação às redes sociais.

A expectativa dos analistas é de que o valor das moedas virtuais permaneça estável até o final do ano, com grandes movimentos acontecendo somente no ano que vem, quando players financeiros renomados lançarão suas opções de investimento e negociações com Bitcoins. No momento em que essa reportagem é escrita, a cotação do criptodinheiro é de US$ 19.049, operando com uma pequena baixa, de 0,2%.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade