PUBLICIDADE

Android P vai bloquear acesso a microfones e câmeras por apps em segundo plano

7 mar 2018 - 18h52
Compartilhar
Exibir comentários

A Google está levando a sério seu compromisso em assegurar a privacidade dos usuários de Android. Na próxima versão do SO móvel (Android P), aplicativos serão impedidos de acessar o microfone e a câmera do smartphone quando estiverem em segundo plano, deixando todo mundo menos paranoico com espionagens não autorizadas.

Android P
Android P
Foto: Canaltech

"Para garantir a privacidade, o Android P restringe o acesso a microfones, câmeras e a todos os sensores por aplicativos que estão ociosos ", anunciou o Google em comunicado oficial.

Quando um aplicativo estiver em segundo plano, o microfone vai reportar áudio vazio e os sensores vão interromper qualquer informação. As câmeras utilizadas pelo app serão desconectadas e, caso o programa tente acessá-las, um erro é gerado. Espera-se que as alterações não causem problemas para aplicativos já existentes, mas há a recomendação de que os usuários removam os pedidos das aplicações que estiverem usando.

A primeira prévia do Android P foi lançada hoje (7) para desenvolvedores, mas a Google recomendou que os entusiastas não instalem ainda essa nova ferramenta, que ainda está sendo aprimorada e não está pronta para uso geral.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade