PUBLICIDADE

Anatel ampliará a todo o Brasil seu sistema de alertas de desastres naturais

14 set 2017 - 13h31
Compartilhar
Exibir comentários

Desde 2007, países onde desastres naturais ocorrem com frequência começaram a informar a população quanto às ocorrências por mensagens de texto no celular. A prática foi adotada por países como Japão, Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas, e agora, a Anatel está ampliando a todo o Brasil seu sistema de alertas de riscos de inundações, alagamentos, temporais, deslizamentos de terra, entre outros.

SMS
SMS
Foto: Canaltech

Usuários de telefones móveis receberão um SMS de alerta caso haja iminência de desastres naturais em suas regiões, sendo que essas mensagens serão enviadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), além da Defesa Civil dos estados e municípios afetados. O órgão também pretende estudar junto ao SInditelebrasil, ABTA e Cenad a possibilidade de a TV por assinatura também ser usada para esse tipo de notificação.

A expectativa é que a Anatel divulgue o cronograma de início da operação em outubro deste ano para todo o território nacional, considerando que algumas cidades de Santa Catarina e também do Paraná já contam com o sistema de alertas. Em seguida, a ideia é expandi-lo para o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A terceira etapa será levar o sistema para Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, seguidos pelo Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Depois, chega a vez da Bahia, Sergipe e Alagoas, com Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte na sequência. Por fim, o penúltimo grupo de estados a receber a novidade será o Ceará, Piauí e Maranhão, encerrando com Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

Assim que o serviço estiver disponível em cada região, os usuários de telefone celular receberão a seguinte mensagem: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse". Finalizando o cadastro, a pessoa receberá uma nova mensagem confirmando que seu número, agora, passará a receber alertas e recomendações quando houver algum desastre natural em sua localidade.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade