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Análise revela novos problemas na fabricação do iPhone X

23 out 2017 - 15h29
(atualizado às 16h05)
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A Apple pode manter o silêncio o quanto quiser, mas cada vez mais, os indícios e rumores vindo diretamente das linhas de montagem na Ásia indicam que a fabricação do iPhone X está enfrentando cada vez mais problemas. Agora, uma análise do Bloomberg, uma das mais importantes publicações de negócios do mundo, aponta essa questão como irreversível.

iPhone X
iPhone X
Foto: Canaltech

E, na opinião do colunista Tim Culpan, a Maçã não tem ninguém a culpar a não ser ela mesma. Para o especialista, uma série de decisões erradas e previsões equivocadas quanto ao andamento da indústria devem levar, sem sombra de dúvidas, a um esgotamento rápido das unidades do iPhone X que chegarem às lojas, no mês que vem, junto com uma incrível dificuldade de atender a todas as pré-vendas realizadas até lá. Alguns clientes terão de esperar até 2018 para colocar as mãos em seus aparelhos, inclusive.

Para ele, um dos principais problemas foi a aposta na tecnologia OLED, ainda bastante difícil e custosa de ser fabricada. A Samsung, uma das principais fornecedoras de displays desse tipo, ainda apresenta um fluxo de produção abaixo do necessário para o hype que foi gerado pelo iPhone X. Culpan afirma que o CEO da Apple, Tim Cook, e o diretor de operações, Jeff Williams, provavelmente acreditaram que, entre concepção e fabricação, a situação se normalizaria, mas não foi isso o que aconteceu.

Outros conceitos também tiveram de ser abandonados por conta disso. Culpan corrobora rumores antigos de que a Apple teria planejado, originalmente, um sensor de impressões digitais que funcionaria sob a tela. Entretanto, a dificuldade em fabricar os componentes necessários a levou a apostar em uma tecnologia substituta, a de reconhecimento facial, que deve chegar às lojas de forma apressada, o que pode acabar resultando em desastrosos problemas de segurança. Afinal de contas, estamos falando de um sistema que não apenas desbloqueia o dispositivo, mas também serve para realizar compras.

A separação esquisita entre as datas de lançamento do iPhone 8 e de sua versão X já seria um indício dos problemas, com a Apple tentando ganhar mais tempo para atender à demanda. Isso, entretanto, também teria criado um monstro - muita gente pode ter aguardado para colocar as mãos na próxima inovação da Maçã, que pode acabar frustrando consumidores quando nem todos forem atendidos.

Números do mercado mostram que a situação é ainda pior. Desde o início do ano, empresas taiwanesas de tecnologia que realizam fornecimento para companhias do exterior precisam revelar publicamente seus números mensais de vendas. Para a Hon Hai Precision e a Taiwan Semiconductor Manufacturing, duas das principais parceiras da Apple no país, o que se vê são números em queda, não por falta de interesse da Maçã, mas pela dificuldade na entrega de painéis OLED e sensores de câmera.

Em resumo, o especialista afirma que a Apple, normalmente assertiva nesse assunto, deixou que sua gana por inovação ultrapassasse sua capacidade de entregar produtos. A expectativa, ainda, é de que as unidades que efetivamente cheguem às mãos dos clientes apresentem problemas de fabricação devido à pressa em produzir e montar o iPhone X. O pesadelo atual, afirma Culpan, seria apenas o início.

A Apple mantém sua política de silêncio com relação ao assunto e mantém para o dia 3 de novembro o lançamento do dispositivo. As pré-vendas começam nesta sexta-feira (27), e pelo menos por enquanto, não existem indícios de que as datas serão adiadas.

Dez anos após o primeiro iPhone, Apple lança iPhone X:
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