PUBLICIDADE

Amazon está criando um robô doméstico em segredo, afirmam rumores

24 abr 2018 - 07h35
Compartilhar
Exibir comentários

A Amazon está nutrindo planos secretos de lançar um robô para ajudar em tarefas domésticas. O projeto se chama Vesta, em referência à deusa de origem romana que abençoa os lares e as famílias, e é supervisionado por Gregg Zehr, diretor da divisão de pesquisa e desenvolvimento de hardware Lab126 da Amazon. Essa divisão é a mesma responsável pela criação de dispositivos inovadores, como os alto-falantes Echo, os decodificadores Fire TV, os tablets e Kindle Fire.

Os jetsons
Os jetsons
Foto: Canaltech

Embora o projeto corra em segredo há alguns anos, em 2018 a Amazon investiu pesado em contratações de engenheiros de software e robótica. Segundo pessoas que não quiseram se identificar, mas informaram ser próximas ao projeto, os planos da empresa são de colocar os robôs domésticos em teste nas casas dos funcionários da Amazon ainda este ano, e lançar a novidade ao mercado ainda em 2019.

Quando interrogado sobre o Projeto Vesta, um porta-voz da Amazon disse apenas que a empresa não tem o hábito de comentar rumores e especulações.

Também ainda não há informações de que tipo de tarefas um robô doméstico pode vir a realizar. Espera-se que ele seja uma espécie de Alexa móvel, acompanhando os clientes pelas dependências da casa. Os protótipos, segundo o que foi dito pelos informantes anônimos, possuem câmeras avançadas e software de visão computacional, o que os permitiria deslocar dentro das casas de forma semelhante aos carros autônomos.

Tecnologias como a visão computacional, câmeras, inteligência artificial e aprendizado de máquina, além da ativação por voz, fazem com que os planos da Amazon de criar um robô assistente para o lar sejam viáveis. Resta saber o que a empresa guarda com tanto mistério.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade