PUBLICIDADE

Além de smartphones, mercado de tablets também vê queda de vendas no Brasil

8 dez 2017 - 12h56
Compartilhar
Exibir comentários

Há alguns dias, a IDC Brasil liberou um relatório mostrando que o nosso país registrou queda nas vendas de smartphones no terceiro trimestre. Agora, é a vez do relatório da venda de tablets, que também registrou queda de vendas no mesmo período.

Tablets
Tablets
Foto: Divulgação / Canaltech

Os dados, que fazem parte do estudo IDC Brazil Tablets Tracker, mostram que, entre os meses de julho e setembro de 2017, foram vendidos 1,02 milhão de tablets no país, 3% a menos do que no mesmo período do ano passado. Mas, ao comparar o terceiro trimestre com os três meses anteriores, o volume de venda cresceu em 30%, enquanto a receita obtida subiu em 33%, ficando em R$ 485 milhões.

Ainda assim, ao comparar esse valor com a receita obtida no mesmo período de 2016, ele representa uma queda de 6%. Isso mostra que, apesar de o terceiro trimestre ter sido melhor no que diz respeito a vendas de tablets em relação ao período anterior, o mercado desse tipo de dispositivo no país tem lucrado menos ano a ano.

Para Wellington La Falce, analista de mercado da IDC Brasil, "mesmo com o varejo estocando tablets para atender a demanda do Dia das Crianças, houve queda". O analista também diz que a data comemorativa influenciou a queda no tíquete médio do período analisado, pois "houve grande procura por aparelhos mais baratos e promoções" e "por isso, o preço médio dos aparelhos passou de R$ 488, no terceiro trimestre de 2016, para R$ 472 no mesmo período de 2017".

Já para o trimestre que fecha o ano de 2017, a IDC prevê que serão vendidos 1,18 milhão de tablets no Brasil, com receita aproximada de R$ 600 milhões. Em todo o ano, a empresa acredita que serão vendidos 3,76 milhões de tablets, com queda de 5% em comparação a 2016.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade