PUBLICIDADE

Adolescentes assumem que são viciados em smartphones, segundo estudo

20 fev 2018 - 08h46
Compartilhar
Exibir comentários

Os adolescentes estão viciados em smartphones, e eles sabem disso, diz um estudo realizado pela organização educacional Common Sense Media. A pesquisa revelou que, entre os jovens entrevistados, 50% dizem assumir que se sentem viciados em dispositivos móveis e 59% dos pais concordam com a afirmação.

Crianças smartphone
Crianças smartphone
Foto: Reprodução / Canaltech

A autora do estudo Social Media Wellness (Bem-estar nas Redes Sociais), Ana Homayoun, conta que o viciante não é o dispositivo em si, seja ele smartphone ou tablet, mas sim os aplicativos. Ela comenta que o objetivo dos apps é promover o engajamento, por isso é preciso estar sempre online, e que isso acontece pelo medo de perder alguma informação.

Sobre a idade certa para dar um smartphone a um filho, a pesquisadora conta que o recomendado é o uso de forma gradual e que os pais ou responsáveis devem oferecer um aparelho comum no início e, aos poucos, ir apresentando os jovens aos modelos mais atuais, desenvolvendo, dessa forma, bons hábitos.

Ela também recomenda que seja criado um cronograma com regras, como determinar os horários e dias da semana em que os adolescentes poderão ter acesso aos dispositivos, além de evitar o uso no período da noite. As mesmas regras, reforça Homayoun, também valem para os adultos.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade