PUBLICIDADE

7 apps para turbinar sua preparação para o ENEM

2 nov 2017 - 18h11
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, está marcada para a tarde do próximo domingo (5). Neste dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, enquanto as avaliações de Ciências da Natureza e Matemática estão agendadas para o período vespertino do dia 12 de novembro.

enem
enem
Foto: divulgação / Canaltech

Para ajudar a sua preparação nesses últimos dias antes do exame, nós trouxemos uma lista de apps totalmente gratuitos que podem aliar o aprendizado à praticidade tecnológica.

1) ENEM 2017

Esse é o aplicativo oficial do INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e órgão responsável  pela organização e aplicação do ENEM. Através do ENEM 2017 você pode acompanhar o cronograma oficial das provas, tirar suas dúvidas sobre o funcionamento do exame, acompanhar a sua inscrição, ver seus locais de prova e ainda receber notícias relacionadas ao ENEM diretamente da organizadora.

(Play Store / App Store)

2) Enem 2017 Simulado Gabaritando

Que tal ter acesso gratuito não só a questões e simulados, mas também a conteúdo didático de qualidade, resumos dos principais tópicos cobrados e ainda assistir a vídeoaulas? Essa é a proposta do Enem 2017 Simulado Gabaritando, um app que te incentiva a estudar através de tokens que você recebe ao completar questões e exercícios e servem para desbloquear mais funcionalidades no aplicativo. Com ele você pode personalizar seus simulados, escolhendo as matérias ou assuntos que deseja treinar. Outro recurso bacana é poder salvar suas respostas para depois retomar seus estudos de onde parou.

(Versão 2017 disponível apenas na Play Store)

3) Passei! ENEM

Um dos mais famosos aplicativos de simulados voltados para o Ensino Médio e Vestibulares, o Passei! ENEM traz um banco de questões extenso, com mais de 500 exercícios tirados de edições anteriores do ENEM, para que você teste seus conhecimentos em relação a todo o conteúdo programático do exame. O aplicativo salva as suas respostas automaticamente para que você possa perceber a diferença no seu desempenho após os estudos. Para aqueles assuntos em que o candidato encontra mais dificuldade, o app também permite que o usuário insira seus próprios comentários e anotações nos exercícios resolvidos e nunca mais ter dificuldades em responder corretamente às questões, fixando melhor o conteúdo estudado.

(Disponível apenas na Play Store)

4) GoConqr

O GoConqr oferece uma experiência de ensino colaborativo online ao disponibilizar Grupos de Aprendizagem que conectam estudantes e educadores interessados em se preparar para o ENEM ou outros certames, como concursos públicos. Com o aplicativo você pode visualizar, compartilhar e salvar mapas mentais, quizzes, resumos em slide e outros recursos úteis na caminhada em direção à aprovação. Numa proposta semelhante ao aplicativo Pinterest, você pode pinar os materiais de aprendizado que você desejar no mural associado à sua conta e organizá-los da forma que for mais agradável aos seus estudos. Esse é pra quem adora estudar em grupo e deseja encontrar amigos para caminhar junto rumo à aprovação!

(Play Store / App Store)

5) AppProva

Com design amigável e intuitivo, o AppProva traz simulados baseados em questões que foram utilizadas anteriormente no ENEM e nos vestibulares das principais universidades federais do país. Com ele você pode se preparar não apenas para o ENEM, mas também para os processos seletivos próprios das instituições de ensino superior que você quiser. Apesar da ótima avaliação pelos usuários, o aplicativo tem um pequeno defeito: não permite que os simulados sejam realizados quando o estudante se encontra sem conexão com a internet.

(Play Store / App Store) 

6) Nota 1000

É difícil de acreditar, mas esse aplicativo é completamente gratuito. Com uma proposta de tema de redação diferente por dia, basta você escrever seu texto e enviá-lo para a equipe do Nota1000 e esperar até três dias para receber a correção com feedback no seu e-mail. Os corretores são professores experientes na área, alguns inclusive já trabalharam anteriormente junto a bancas examinadoras responsáveis por vestibulares e concursos públicos, como o CESPE/CEBRASPE, responsável pela correção das provas de redação do ENEM até sua edição de 2016. Também é possível tirar dúvidas diretamente com os professores online e participar de chats com outros estudantes usuários do aplicativo.

(Disponível apenas na Play Store) 

7) Imaginie

A Imaginie é a maior plataforma de correção de redações voltada para o ENEM do Brasil mas não é gratuita, infelizmente. Entretanto, uma parceria da Imaginie com o Guia do Estudante vai distribuir semanalmente entre 50 e 250 correções gratuitas. Para se aventurar atrás de um vale-correção basta aguardar a divulgação nos sites dos parceiros de qual será o tema da semana, correr para se cadastrar nesse link aqui e torcer para ser um dos primeiros. Os premiados poderão ter suas redações publicadas no Guia do Estudante, além de receber um feedback para lá de detalhado: a correção através da Imaginie costuma ser enviada ao estudante em até 24 horas, além de contar com vídeoaulas de acordo com os erros mais cometidos, comentários e notas por competência do ENEM, como ortografia, adequação ao tema e concordâncias.

(Play Store / App Store)

Super Bônus: como tirar 1000 na redação do ENEM?

Nem só com questões de múltipla escolha se faz uma boa prova de ENEM. A prova de redação, que será aplicada no primeiro dia do exame juntamente com as provas de Ciências Humanas e Linguagens, pode te colocar até mil pontos à frente da concorrência.

De acordo com o levantamento feito por especialistas, os temas mais prováveis para a prova de redação dessa edição de 2017 do exame são:

- Intolerância à população LGBT brasileira;

- Mobilidade Urbana;

- Acessibilidade no Brasil;

- Analfabetismo funcional no Brasil;

- Desafios da inclusão digital no Brasil;

- Desafios da saúde pública no Brasil;

- Intolerância à diversidade de organização familiar no Brasil;

- Aumento no índice de sobrepeso no Brasil;

- Bullying na sociedade brasileira; e

- Soluções para o sistema carcerário brasileiro.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade