PUBLICIDADE

31% dos brasileiros sofreram ataques direcionados a gadgets neste ano

25 set 2017 - 14h22
Compartilhar
Exibir comentários

Ainda estamos longe de ter sossego quando o assunto é segurança em dispositivos móveis, no que depender dos cibercriminosos e dos mais desavisados. Segundo a Kaspersky Lab, o Brasil é o país que mais sofre com ameaças direcionadas a dispositivos móveis da América Latina. Em sua mais recente análise, a empresa descobriu que 31% dos brasileiros sofreram algum tipo de ataque em seu dispositivo móvel, como phishing, malware ou ataque a privacidade do usuário - seguido por 29% dos usuários do México e por 7% da Colômbia. 

Smartphones
Smartphones
Foto: Canaltech

Como 9 em 10 donos de smartphones na América Latina utilizam internet principalmente pelo celular e mais de 80% fazem compras online, as ameaças a esses usuários cresceram respectivamente nos últimos anos. A Kaspersky Lab detectou que mais de 121 mil usuários da região tiveram seus dispositivos móveis atacados de alguma forma nos oito primeiros meses de 2017. 

"A cada ano, o número de ataques direcionados a dispositivos móveis crescem. E, apesar de os e-commerces melhorarem sua comunicação com seus clientes, os criminosos ainda visam esse público. É importante prestar bastante atenção nos links recebidos por SMS e por aplicativos como WhatsApp", diz Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky Lab.

No último ano, os especialistas descobriram golpes direcionados para os dispositivos móveis e seu público, como uma campanha maliciosa que circulou pelo WhatsApp prometendo a usuários testar uma cafeteira Nespresso de graça. O golpe, que circulou pela América Latina, tinha conteúdo em português e espanhol com o objetivo de redirecionar os usuários para sites maliciosos que ofereciam aos usuários serviços premium ou a instalação de aplicativos com programas de afiliados que trazem grande lucros aos criminosos virtuais.

Além disso, os criminosos também utilizam a técnica de sMishing, na qual um SMS é enviado para os usuários com uma mensagem falsa oferecendo alguma promoção ou serviço. Por exemplo, alguns criminosos enviam falsas mensagens em nome de bancos solicitando que o usuário clique em um link falso.

Já neste ano, os pesquisadores da companhia descobriram que criminosos aproveitaram que trabalhadores brasileiros estavam ansiosos para resgatar o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para aplicar golpes por meio de dispositivos móveis. Mais de 1 milhão de pessoas clicaram em um link malicioso usado para enganar usuários interessados em obter mais informações sobre o pagamento do valor esperado. Para disseminar os ataques os criminosos usaram mensagens compartilhadas por WhatsApp com o objetivo de distribuir trojans bancários, alterar o roteador da vítima e assim roubar dados pessoais.

Para se proteger de possíveis ataques em dispositivos móveis, a Kaspersky Lab separou algumas dicas para os usuários:

• Privacidade: é importante saber quais permissões o aplicativo que você baixou ou solicitou. Recentemente, a Kaspersky Lab descobriu casos de apps que pediam acesso a lista de contatos dos usuários sem necessidade. 

• Valorize seus dados: suas informações pessoais são muito importantes e você não deve deixar terceiros ter acesso a elas. Por isso, para se proteger de ataques ao seu dispositivo móvel, é importante que você tenha uma solução de segurança instalada. O Kaspersky Total Security fornece proteção para smartphones e tablets.

• Proteja seu roteador: é comum que criminosos configurem falsos sites informativos nos quais scripts irão tentar alterar as configurações de DNS do seu roteador, basta para isso visitar a página. Para evitar o golpe configure a senha do seu roteador diferente da senha padrão, que vem de fábrica. Use uma senha complexa, com letras, números e símbolos.

• Use um bom programa antivírus: usar um software, como o Kaspersky Internet Security, que irá bloquear o acesso aos sites maliciosos, scripts que tentam alterar seu roteador e assim você terá uma navegação mais tranquila.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade