PUBLICIDADE

28% dos PCs em operação no mundo têm mais de oito anos de idade

13 mar 2018 - 12h48
Compartilhar
Exibir comentários

Uma pesquisa realizada pela desenvolvedora de antivírus e softwares de segurança Avast revelou o estado atual do mercado de PCs. De acordo com os dados da companhia, a maioria das máquinas em funcionamento atualmente é bem antiga, com 27,8% tendo mais de oito anos de idade, tendo sido fabricados de 2009 para trás.

A noção de que os usuários estão propensos a manterem seus computadores por um longo período de tempo é corroborada por números adicionais. 14% das máquinas em funcionamento são de 2012, com outros 14,4% correspondendo a produtos fabricados em 2014. A parcela de máquinas fabricadas em 2010 é de 12%, enquanto os de 2011 somam 10,6%.

Na visão da Avast, a esmagadora maioria dos equipamentos em operação no mundo ainda possui gerações antigas de processadores, o que, invariavelmente, gera lentidões que, como os dados demonstram, não são exatamente negativos para os utilizadores. Os PCs recentes, de 2015 em diante, representam apenas 10,4% do total de computadores usados em todo o mundo.

Foto: Canaltech

Sistema operacional

Com máquinas antigas em operação, é claro que versões anteriores de sistemas operacionais também prevalecem. A Avast concorda com números da Microsoft e outras empresas de análise, colocando o Windows 7 no topo do ranking de utilização, rodando em 45% dos computadores. O Windows 10, entretanto, apresenta grande crescimento e já tem 35% do total de usuários.

Foto: Canaltech

Esse aspecto, entretanto, traz também seus pontos negativos e perigos, na forma de softwares desatualizados. Segundo os números, o Java lidera a lista nesse quesito, com 17% de seus usuários rodando versões antigas que podem representar vulnerabilidades em termos de segurança. O Adobe Air e o Shockwave completam o ranking dessa categoria pelo mesmo motivo - não possuem sistemas de update automático, o que gera esquecimento por parte dos usuários.

O navegador Chrome, da Google, é o programa mais instalado nos PCs, com 79% de presença. Em segundo lugar aparece o Adobe Flash Player, com 77%, seguido do Java (59%), Mozilla Firefox (44%) e Skype (39%). Os usuários têm, em média, 51 aplicativos disponíveis em seus computadores, entre soluções de produtividade, entretenimento e plug-ins necessários para acesso a determinados conteúdos - a média foi considerada alta pela Avast.

Marcas preferidas

Concordando também com outras métricas do mercado, a Avast coloca a HP como a líder no mercado de PCs, com 19,8% de presença. Marcas como Acer, Asus e Dell estão tecnicamente empatadas na segunda colocação, com cerca de 10% de penetração e diferença de apenas 0,1% entre elas. Depois, está a Lenovo, com 9,6%, seguida pela Gigabyte e Toshiba, com, respectivamente, 5,5% e 5,3% de market share.

Foto: Canaltech

Os dados foram obtidos a partir de uma amostra de 155 milhões de usuários anônimos em todo o mundo, usuários de ferramentas de análise, melhoria, proteção e atualização de softwares da Avast. Os números são correspondentes ao terceiro trimestre de 2017.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade