PUBLICIDADE

2018 é o ano em que a NASA começará a lançar voos comerciais para o espaço

16 jan 2018 - 09h21
Compartilhar
Exibir comentários

A época da exploração comercial do espaço já começou. Com a chegada de iniciativas privadas ambicionando oferecer passeios turísticos a objetos espaciais, como a Lua, por exemplo, a agência espacial dos Estados Unidos entendeu que, para se adequar aos novos tempos, precisaria entrar nessa onda, também, mesmo sem deixar a exploração científica de lado. E 2018 será marcado pelo lançamento da primeira missão comercial da NASA, sendo que as espaçonaves com este destino estão em sua fase final de desenvolvimento.

cápsula Dragon
cápsula Dragon
Foto: SpaceX / Canaltech

Está previsto para agosto deste ano o lançamento da primeira missão da NASA como parte de seu programa de voos comerciais, contando com a Boeing e a Space Exploration Corporation para tal. Essas naves transportarão astronautas para a Estação Espacial Internacional no estágio final dos testes, antes da abertura do programa de fato.

Além da Boeing, a SpaceX, de Elon Musk, também está envolvida. As empresas ficarão responsáveis por coisas como testar paraquedas, simulação de voos, mecanismos de abortar comandos, trajes espaciais, avaliação de equipes, controle de voo e saídas de emergência. A cápsula CST-100 Starliner, da Boeing, é capaz de transportar uma equipe de sete pessoas além de cargas para o espaço, enquanto a Dragon, da SpaceX, também carrega pessoas e suprimentos, e será enviada por um foguete Falcon 9.

De acordo com a NASA, que ficará responsável por supervisionar a coisa toda, as primeiras missões não tripuladas para viabilizar o início da exploração comercial do espaço começarão em agosto, com as missões tripuladas previstas para serem lançadas em novembro e dezembro.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade