0

Empresa imprime retratos com impressora 3D na Campus Party

1 fev 2013
14h05
atualizado em 13/2/2013 às 19h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

As fotografias evoluíram do analógico ao digital, e agora atingem um outro patamar: o 3D. Campuseiros e visitantes da Zona Expo da Campus Party Brasil deste ano podem ver de perto como funciona a impressão de retratos em três dimensões.

Empresa imprime retratos em 3D na Campus Party

Infográfico: Como funciona uma impressora 3D? Veja passo a passo e conheça modelos

No estande da Robtec e na arena do evento no Anhembi, participantes serão escolhidos aleatoriamente para participar da demonstração. "O escaneamento demora cerca de 5 minutos, e a impressão, em média uma hora e meia", explica Enderson Anjos, assessor de marketing da empresa.

Os bustos, como são chamados os retratos 3D, são entregues no mesmo dia. A empresa trouxe seis impressoras para a maior festa geek do planeta, algumas dedicadas às fotos e outras a artigos diversos, que serão distribuídos como brinde. "A ideia é mostrar o que a tecnologia é capaz de fazer", resume Enderson.

Para fazer o busto, a pessoa precisa ficar imóvel. O escaneamento consiste em fotos sequenciais feitas com um Kinect, que são transmitidas a um programa de modelagem 3D. Um ajuste aqui, outro ali, o programa junta "pedaços" de cada imagem e cria o arquivo enviado à impressora.

O estande da Robtec na Zona Expo divulga os serviços de venda de impressoras 3D e do site da empresa, em que o usuário pode encomendar uma impressão. "Só precisa ter o arquivo 3D e a gente imprime e entrega", explica Enderson.

Para encomendar o busto, portanto, é preciso criar o arquivo primeiro. Quem tiver um Kinect pode buscar instruções na internet.

Campus Party Brasil 2013
A sexta edição da Campus Party Brasil, uma das maiores festas de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo, acontece entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo. Na Arena do evento, 8 mil pessoas têm acesso à internet de alta velocidade e a mais de 500 horas de palestras, oficinas e workshops em 18 temáticas, que vão desde mídias sociais e empreendedorismo até robótica e biotecnologia. Cinco mil desses campuseiros passam a semana acampados no local.

A 6ª edição traz ao Brasil nomes como o astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua, e o fundador da Atari, Nolan Bushnell. Em sua sexta edição em São Paulo, a Campus Party também teve no ano passado a primeira edição em Recife (PE). O evento acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, onde nasceu em 1997.

Nas edições brasileiras anteriores, o evento trouxe ao País nomes como Tim Berners-Lee, o criador da Web; Kevin Mitnick, um dos mais famosos hackers do mundo; Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; Steve Wozniak, que fundou a Apple ao lado de Steve Jobs; e Kul Wadhwa, diretor-geral da fundação Wikimedia,que mantém a Wikipédia.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque e, além do canal especial Campus Party Brasil 2013, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus. Para seguir a festa pelo Twitter, basta acompanhar a hashtag oficial do evento, #cpbr6.

 

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade