PUBLICIDADE

Em clima de Copa, campeonato de games começa com 2 brasileiros

31 jan 2013 - 17h16
(atualizado às 17h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Foi em clima de final de Copa de Mundo que a equipe brasileira Pain Gaming venceu a também brasileira Nex Ímpetos-SBG na primeira partida da etapa nacional do Intel Extreme Masters, campeonato mundial de games que acontece até sábado na Campus Party Brasil. Com a vitória de virada, centenas de pessoas gritaram e aplaudiram o fim da partida de League of Legends, jogo de combate multiplayer. Vencedores, os membros da equipe tiveram seu status elevados ao de celebridade, posando para fotos após o fim da partida. "A gente criou meio que um Flamengo", afirmou o capitão do time, o estudante de Educação Física mineiro Gabriel Lucas de Souza Silva, 21 anos.

Os membros da equipe vencedora tiveram seu status elevados ao de celebridade na Campus Party Brasil
Os membros da equipe vencedora tiveram seu status elevados ao de celebridade na Campus Party Brasil
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Os dois times são os únicos brasileiros em busca de uma vaga na final mundial da competição, que acontece em março, na Alemanha. Os oito times são divididos em dois grupos, que disputam entre si. Os dois melhores de cada grupo passam à semifinal e os vencedores se enfrentam sábado na grande final. A etapa brasileira distribuirá US$ 50 mil em prêmios, e as competições são transmitidas ao vivo a partir da Campus Party para 170 países, com direito a apresentador e comentarista.

O capitão do time vencedor, conhecido como Nit, justifica o porquê da popularidade da equipe. Além de terem conquistado a vitória de virada, eles são um dos poucos times brasileiros que transmite via streaming as partidas pelas internet. As partidas chegam a ter 4 mil visitantes online.

Nas competições de League of Legends, cada time conta com sete membros: cinco jogadores, um técnico e um reserva. Segundo Nit, a equipe treina de quatro a cinco horas por dia. "Chegamos em casa à noite, depois da faculdade, e vamos jogar", disse. Eles participam de competições "offline" como o Intel Extreme Masters de duas a três vezes por ano, além de campeonatos online - onde a premiação é mais baixa - para manter a prática.

No ano passado, quando a Intel promoveu a primeira etapa no Brasil do campeonato também na Campus Party, um jogador coreano levou a melhor no campeonato de Starcraft II. Neste ano, segundo Nit, a equipe coreana também é favorita. "Já vencemos a primeira partida, basta mais uma para passarmos para a semifinal. Dá para levar esse campeonato, sim", avaliou.

Campus Party Brasil 2013

A sexta edição da Campus Party Brasil, uma das maiores festas de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo, acontece entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo. Na Arena do evento, 8 mil pessoas têm acesso à internet de alta velocidade e a mais de 500 horas de palestras, oficinas e workshops em 18 temáticas, que vão desde mídias sociais e empreendedorismo até robótica e biotecnologia. Cinco mil desses campuseiros passam a semana acampados no local.

A 6ª edição traz ao Brasil nomes como o astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua, e o fundador da Atari, Nolan Bushnell. Em sua sexta edição em São Paulo, a Campus Party também teve no ano passado a primeira edição em Recife (PE). O evento acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, onde nasceu em 1997.

Nas edições brasileiras anteriores, o evento trouxe ao País nomes como Tim Berners-Lee, o criador da Web; Kevin Mitnick, um dos mais famosos hackers do mundo; Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; Steve Wozniak, que fundou a Apple ao lado de Steve Jobs; e Kul Wadhwa, diretor-geral da fundação Wikimedia,que mantém a Wikipédia.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque e, além do canal especial Campus Party Brasil 2013, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus. Para seguir a festa pelo Twitter, basta acompanhar a hashtag oficial do evento, #cpbr6.

 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade