PUBLICIDADE

Dedicada a Aaron Swartz, Campus Party é aberta em São Paulo

28 jan 2013 - 22h41
(atualizado em 29/1/2013 às 07h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Foi com uma contagem regressiva na voz de milhares de campuseiros que foi aberta oficialmente na noite desta segunda-feira a Campus Party Brasil 2013. O evento foi dedicado ao hacker Aaron Swartz, um dos criadores do sistema RSS e do site Reddit, que cometeu suicídio neste mês. O anúncio da homenagem foi feito pelo presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antonio Carlos Valente.

Esta é a primeira vez que uma Campus Party é dedicada a uma pessoa
Esta é a primeira vez que uma Campus Party é dedicada a uma pessoa
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Esta é a primeira vez que uma Campus Party é dedicada a uma pessoa. Swartz era conhecido por ser um ativista da internet e defensor ardente da liberdade na rede. Em 2010, ele criou o DemandProgress.org, uma campanha online contra os projetos de lei americanos Sopa e Pipa, considerados pelos críticos uma forma de controle e censura na internet.

Ele havia sido indiciado em julho de 2011 por um júri, acusado de realizar um download massivo de documento do JSTOR, uma plataforma online de textos e artigos acadêmicos, e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), com a intenção de distribuí-los.

O cofundador mundial do evento Paco Ragageles, o diretor-geral da Campus Party Brasil, Mario Teza, e o presidente do Instituto Campus Party, Bruno Souza, comandaram a cerimônia, puxando o grito de guerra oficial dos campuseiros. Além disso, a presença surpresa no palco do astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua e atração do evento, levantou os campuseiros. Ele agradeceu o convite e chamou os participantes para sua palestra, que acontece nesta terça-feira.

Após a cerimônia, a banda Rocambole fez um show ao lado dos irmãos Marcos e Matheus Castro, conhecidos pelos videologs Um Joystick, Um Violão, que fazem versões de músicas populares com letras com temáticas de videogame.

Campus Party Brasil 2013

A sexta edição da Campus Party Brasil, uma das maiores festas de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo, acontece entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo. Na Arena do evento, 8 mil pessoas têm acesso à internet de alta velocidade e a mais de 500 horas de palestras, oficinas e workshops em 18 temáticas, que vão desde mídias sociais e empreendedorismo até robótica e biotecnologia. Cinco mil desses campuseiros passam a semana acampados no local.

A 6ª edição traz ao Brasil nomes como o astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua, e o fundador da Atari, Nolan Bushnell. Em sua sexta edição em São Paulo, a Campus Party também teve no ano passado a primeira edição em Recife (PE). O evento acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, onde nasceu em 1997.

Nas edições brasileiras anteriores, o evento trouxe ao País nomes como Tim Berners-Lee, o criador da Web; Kevin Mitnick, um dos mais famosos hackers do mundo; Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; Steve Wozniak, que fundou a Apple ao lado de Steve Jobs; e Kul Wadhwa, diretor-geral da fundação Wikimedia,que mantém a Wikipédia.

O Terra cobre o evento direto do Anhembi Parque e, além do canal especial Campus Party Brasil 2013, os internautas podem acompanhar as novidades pelo blog Direto da Campus. Para seguir a festa pelo Twitter, basta acompanhar a hashtag oficial do evento, #cpbr6.

 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade