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Campanha da Nike com atleta que se ajoelhou em quadra causa protestos nas redes sociais

4 set 2018 - 16h58
(atualizado às 17h25)
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Manifestantes pediram que as pessoas queimassem seus tênis Nike e boicotassem a fabricante de artigos esportivos após a empresa escolher o ex-quarterback do San Francisco, Colin Kaepernick, primeiro jogador da NFL a se ajoelhar durante o hino nacional dos Estados Unidos, em protesto contra o racismo, para participar de uma nova campanha publicitária.

Quarterback Colin Kaepernick antes de jogo da NFL em Santa Clara, Califórnia, EUA
23/10/2016
REUTERS/Loren Elliott
Quarterback Colin Kaepernick antes de jogo da NFL em Santa Clara, Califórnia, EUA 23/10/2016 REUTERS/Loren Elliott
Foto: Reuters

A ação da Nike caiu mais de 2 por cento depois que Kaepernick publicou no Instagram uma foto dele com o logotipo da empresa, o slogan "Just do it" e com os dizeres: "Acredite em algo. Mesmo que isso signifique sacrificar tudo".

Kaepernick será um dos vários rostos de uma campanha que marca o 30º aniversário do slogan "Just Do It" da Nike. Ele é patrocinado pela empresa desde 2011, mas já negociou um novo contrato com a marca norte-americana, que inclui um calçado e roupas exclusivos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem criticado atletas que se ajoelham durante o hino nacional e disse que adoraria ver os donos da NFL demitirem os jogadores que desrespeitem a bandeira norte-americana.

A Nike é apenas a mais recente marca esportiva a enfrentar pedidos de boicote, que, segundo analistas do setor, podem afastar alguns clientes, enquanto conquistam outros.

Às 16h55 (horário de Brasília), as ações da empresa recuavam 2,5 por cento.

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