1 evento ao vivo

Califórnia investiga tratamento a funcionários da Amazon durante pandemia

27 jul 2020
16h15
atualizado em 28/7/2020 às 06h18
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O procurador-geral da Califórnia, Xavier Becerra, abriu nesta segunda-feira investigação sobre como a Amazon.com protege seus funcionários contra Covid-19.

Funcionário da Amazon entregas encomendas. 22/4/2020.   REUTERS/Kevin Mohatt
Funcionário da Amazon entregas encomendas. 22/4/2020. REUTERS/Kevin Mohatt
Foto: Reuters

O escritório do procurador-geral, a Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional da Califórnia (Cal/OSHA) e o Departamento de Saúde Pública de San Francisco (SFDPH) abriram investigações sobre as práticas da Amazon" em torno da pandemia, escreveu o juiz Ethan Schulman, do Tribunal Superior de San Francisco.

A Amazon e as agências governamentais não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A ação ocorre em um processo movido por Chiyomi Brent, descrito como selecionador na Amazon San Francisco Fulfillment Center. O processo alega que a Amazon colocou os trabalhadores em "risco desnecessário" ao compartilhar equipamentos como roupas de proteção para ambientes de baixas temperaturas.

Schulman se recusou a emitir uma liminar para fechar o centro de distribuição até que sejam tomadas mais precauções. Ele disse que Brent falhou em provar que há dano imediato e que três órgãos do governo que investigavam a Amazon eram mais adequados para lidar com suas preocupações.

A Amazon, maior varejista online do mundo, enfrenta críticas pelas condições de trabalho em seus centros de distribuição, mesmo antes da Covid-19, e em abril foi acusada de demitir três críticos da resposta à pandemia.

A Amazon argumentou que tomou várias medidas para proteger os trabalhadores, incluindo limpeza e desinfecção extensivas das instalações e equipamentos de São Francisco, exigindo máscaras e distanciamento social. No início do mês, um empregado da Amazon disse não saber de nenhum caso de Covid-19 na unidade.

Veja também:

Como a Tesla fez de Musk a 2ª pessoa mais rica do mundo
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade