PUBLICIDADE

Caixa de som Bluetooth Philips S3505: compacta com potência tímida

Caixa de som Bluetooth Philips S3505 aposta num design compacto e proteção IPX7, mas ainda perde para os principais rivais

22 set 2021 20h02
| atualizado às 23h11
ver comentários
Publicidade
Philips S3505
Philips S3505
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

A S3505 é a mais nova caixa de som Bluetooth de entrada da Philips. Rival dos modelos acessíveis da JBL, a nova aposta da Philips é irmã da S5505 e da S7505, que são modelos maiores. A pequenina aposta num visual compacto e minimalista para quem não quer nada muito chamativo. Ela ainda entrega bateria para 10 horas de reprodução, 5 watts de potência RMS e Bluetooth 5.0.

Outros destaques são microfone embutido, proteção IPX7 e conexão USB-C para alimentação. Será que vale pagar os R$ 449 que a Philips pede? E como deve ser o som? Eu testei a Philips S3505 e conto as minhas impressões neste review.

Análise da Philips S3505 em vídeo

Aviso de ética

O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2005. Nossas análises não têm intenção publicitária, por isso ressaltam os pontos positivos e negativos de cada produto. Nenhuma empresa pagou, revisou ou teve acesso antecipado a este conteúdo.

A Philips S3505 foi fornecida pela Philips por empréstimo e será devolvida à empresa após os testes. Para mais informações, acesse tecnoblog.net/etica.

Design e conectividade

Philips S3505
Philips S3505
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

À primeira vista, a Philips S3505 tem um visual muito agradável. A caixa tem o mesmo layout da S7505, cujo review já está disponível por aqui. A diferença é que este novo modelo é extremamente compacto, tanto que cabe na palma da mão. É um produto para quem deseja ter uma caixinha de som simples para o dia a dia, que seja leve, resistente e de fácil transporte. Essa estratégia de enxugar as dimensões, no entanto, também gera um efeito negativo em outros quesitos, mas eu comento melhor quando a gente chegar no som.

Assim como os modelos maiores, a Philips ressalta que este equipamento é coberto por um "material de lã transparente" que ajuda o som a sair sem interferências. A parte superior é de plástico, o que me fez perceber que alguns riscos deverão surgir na região com o passar do tempo. Já a parte inferior é toda emborrachada, ajudando na aderência.

Philips S3505
Philips S3505
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

A caixa tem certificação IPX7. Isso significa que o device oferece proteção contra água, podendo ficar submersa por até 30 minutos a uma profundidade de até 1 metro. Proteção contra à poeira ficou de fora, então você vai precisar de um pouco mais de atenção na praia. É uma pena, pois há concorrentes entregando mais nesse quesito; a Anker Soundcore Icon Mini é um exemplo e oferece IP67.

Philips S3505
Philips S3505
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog
Philips S3505
Philips S3505
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

A Philips adicionou cinco botões físicos na S3505, que permitem ligar e desligar a caixa, parear com os seus devices, controlar as faixas em reprodução, bem como a intensidade do som. Eu posso dizer que em conexões o gadget é bem simples. Ele perdeu o botão dedicado que possibilita parear o device à outra caixa do mesmo modelo para uma experiência de som estéreo. Aplicativo para configurações ficou de fora até para os modelos mais caros, imagina para esta aqui? O Bluetooth 5.0 ainda dá conta do recado por aqui e a entrada de áudio de 3,5 mm foi esquecida. Ao menos ela tem conexão USB-C.

Qualidade de som e bateria

Philips S3505
Philips S3505
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

A Philips S3505 tem um som alto, mas não chega a ser envolvente como a Anker Soundcore Icon Mini, LG Xboom Go PL2 e Ultimate Ears Wonderboom 2, que me deixaram bem impressionado pela potência. A questão aqui é que a S3505 é um eletrônico extremamente pequeno e a Philips não teve saída: o jeito foi espremer tudo e sacrificar um pouco o desempenho sonoro. Pelo menos é essa a visão que eu tenho pela performance mais tímida em relação aos rivais.

Além disso, é bom ressaltar que, embora o tecido abra caminho para dúvidas, a caixa não tem som 360 graus e o falante de 5 watts de potência emite o áudio na mesma região dos botões físicos. Em volumes reduzidos, o gadget toca bem sem ruídos ou estridências. Apesar da baixa potência, os graves são vivos e marcantes, os agudos soam brilhantes e os médios podem ser sentidos com clareza. Pop, hip-hop e eletrônica tocam com bastante energia, enquanto um rock tende a ficar mais congestionado, principalmente no volume alto.

Philips S3505
Philips S3505
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

O microfone embutido, como já esperávamos, tem uma qualidade baixa. O componente cria uma sensação de abafamento e a voz da pessoa sai acompanhada de muitos ruídos. Como comentei, é algo que eu já esperava ver em uma caixa dessa categoria.

Philips S3505
Philips S3505
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

Na autonomia, a Philips S3505 está equipada com uma célula que garante até 10 horas de som, que, no geral, é um bom número. Nos meus testes, conectada ao computador enquanto eu trabalhava e com o volume em 50%, o speaker conseguiu tocar por dois dias, um desempenho muito satisfatório. Mas, ao contrário da S7505, este modelo menor não pode funcionar como power bank, infelizmente.

Philips S3505: vale a pena?

Philips S3505
Philips S3505
Foto: Darlan Helder/Tecnoblog / Tecnoblog

Para ser direto, a Philips S3505 é uma boa caixa de som Bluetooth, mas só vale a pena o investido quando o varejo reduzir bem os preços. Não é que ela não valha a pena, mas eu já testei outros modelos, citados ao longo deste review, que são mais baratos e conseguem entregar uma qualidade sonora mais interessante.

O grande problema da S3505, infelizmente, é a estrutura enxuta, que por um lado me agradou. Eu tenho que admitir que adorei essa proposta compacta. No entanto, o tamanho reduzido acabou por interferir na qualidade sonora. Ainda assim, ela pode ser interessante para quem busca uma alternativa aos modelos da JBL, como a JBL Clip 4.

A Philips S3505 não tem um som envolvente, mas entrega um bom equilíbrio para a categoria, os materiais são os mesmos da topo de linha S7505 e aparentam ser de qualidade. Eu gostei da proposta, mas hoje eu procuraria por versões mais acessíveis e vivas. Felizmente, opções não faltam.

Caixa de som Bluetooth Philips S3505: compacta com potência tímida

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade