PUBLICIDADE

Britânicos estão se desfazendo de celulares Huawei após sanção dos EUA

Após decreto dos Estados Unidos, muitos usuários estão abandonando seus aparelhos da marca...

21 mai 2019 - 13h58
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com dados do site de vendas Music Magpie compartilhados pelo TechRadar, o número de telefones da Huawei trocados por desconto na compra de um novo aparelho subiu 154% na segunda-feira (20) após a Google anunciar que não faria mais negócios com a firma chinesa por causa de um decreto do governo dos EUA.

Após Donald Trump proibir empresas estadunidenses de negociarem com a Huawei, a fabricante chinesa perdeu privilégios no uso do sistema operacional Android e não poderá fazer parcerias com firmas como a Qualcomm. Apesar do banimento estar suspenso por 90 dias graças a uma medida paleativa, o clima de tensão está fazendo muitos usuários abandonarem seus smartphones da marca, pelo menos no Reino Unido.

Foto: TecMundo
Da esqueda para a direita, os topo de linha Huawei P20 Pro, Mate 20 Pro e P30 Pro. Imagem: Digital Trends

Graças ao crescimento causado pela sanção, a Huawei se tornou a marca com mais aparelhos sendo trocados durante o dia na plataforma britânica, e a tendência é que esse comportamento acabe se repetindo em outros países, inclusive no Brasil. 

Apesar da Huawei ter lançado seus aparelhos de forma oficial por aqui ainda nesse mês, muitos consumidores do país já possuem dispositivos da marca que foram importados: segundo dados do Zoom, o interesse pela fabricante asiática subiu 195% no país em um ano. Neste cenário, possivelmente veremos alguns usuários "pulando do barco" e tentando passar seu smartphone para frente em troca de um desconto.

Futuro incerto

Logo após a Google anunciar que não faria mais negócios com a companhia no domingo, 19, a Huawei anunciou que ainda vai manter seus aparelhos atuais atualizados com updates de segurança. A chegada de novas versões do Android, porém, ainda é incerta.

O mercado deve ficar mais tranquilo após a "trégua" de 90 dias oferecida pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, o que dará um tempo para a fabricante chinesa agir. O objetivo da medida, segundo o governo estadunidense, é garantir suporte para os smartphones atuais da marca e também dar mais tempo para as empresas norte-americanas se adequarem à mudança, já que a Huawei é uma das líderes no mercado de infraestrutura para redes.

Agora, o negócio é esperar para ver quais os próximos capítulos dessa novela, afinal, a China e os EUA estão no meio de uma guerra comercial e o país asiático prometeu "respostas à altura" para os ataques de Donald Trump.

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade