PUBLICIDADE

Breaking Bad: entenda a ordem cronológica de Better Call Saul e El Camino

Descubra como as produções derivadas da série Breaking Bad estão interligadas e em qual ordem se desenrolam seus acontecimentos

26 jun 2022 - 14h06
Ver comentários
Publicidade

Um dos shows mais premiados e aclamados de todos os tempos, Breaking Bad foi transmitido entre 2008 e 2013, mas teve tamanha repercussão e fãs tão fervorosos, que posteriormente ganhou dois spin-offs: uma série chamada Better Call Saul, e um filme batizado de El Camino. Para quem está pensando em maratonar os títulos, mas não sabe como suas tramas estão interligadas, abaixo explicamos qual é a ordem cronológica das três produções e do que tratam suas histórias.

Breaking Bad
Breaking Bad
Foto: Netflix / Divulgação / Tecnoblog

Índice

  • A ordem cronológica da franquia Breaking Bad
  • As tramas de cada série
    • Breaking Bad
    • Better Call Saul
    • El Camino

Criada e produzida por Vince Gilligan, Breaking Bad foi uma série originalmente transmitida pelo canal de TV por assinatura AMC.

Lançada em 2008, ela contou com cinco temporadas e foi largamente premiada pela indústria: foram quatro Emmys de melhor ator em série dramática para Bryan Cranston (2008, 2009, 2010 e 2014), três Emmys de melhor ator coadjuvante em série dramática para Aaron Paul (2010, 2012 e 2014) e dois Emmys de melhor série dramática para o próprio show (2013 e 2014).

A ordem cronológica da franquia Breaking Bad

Pouco mais de um ano após Breaking Bad ter acabado, foi lançado o primeiro spin-off do show. Protagonizado por Saul Goodman, um personagem recorrente da série principal, Better Call Saul se passava seis anos antes de Breaking Bad e contava a história de origem do advogado quando ele era ainda uma pessoa muito diferente daquela que havíamos conhecido.

A série, por sua vez, também foi um sucesso de público e crítica, se mantendo no ar até 2022 e sendo indicada em diversas categorias do Emmy e do Globo de Ouro.

Mas ela não foi a única produção derivada da franquia. Em 2019, El Camino, filme dirigido por Vince Gilligan, foi lançado pela Netflix. O longa-metragem era uma sequência direta do último episódio de Breaking Bad, acompanhando a história de Jesse Pinkman, logo após os instantes finais da trama.

Em uma tabela resumida, portanto, as três produções da franquia Breaking Bad estão cronologicamente dispostas na seguinte ordem:

Título Ordem cronológica Criação/Direção Streaming
1. Better Call Saul (série) Seis anos antes Vince Gilligan e Peter Gould Netflix
2. Breaking Bad (série) Trama principal Vince Gilligan Netflix
3. El Camino (filme) Sequência direta Vince Gilligan Netflix

As tramas de cada série

Breaking Bad

https://www.youtube.com/watch?v=HhesaQXLuRY

Ambientada no Novo México, Breaking Bad conta a história de Walter White, um professor de Química infeliz com sua vida, que enfrenta dificuldades financeiras para cuidar de sua esposa grávida e de seu filho deficiente físico. Uma situação que se agrava, quando ele descobre estar com câncer no pulmão, já em estágio inoperável.

Revoltado com a situação, ele tem uma epifania e decide usar seus conhecimentos profissionais para produzir metanfetamina, garantindo assim algum dinheiro para sua família no futuro. Ao seu lado, ajudando na nova empreitada, está Jesse Pinkman, um ex-aluno que atua como pequeno traficante e se torna seu braço direito.

Better Call Saul

https://www.youtube.com/watch?v=FAdiEjeNRi0

Protagonizada por Saul Goodman, o advogado de Walter White e Jesse Pinkman, Better Call Saul conta a história de origem do personagem, antes dele se tornar a figura astuta e falastrona que conhecemos em Breaking Bad.

Nessa trama, seis anos antes do show original, conhecemos Saul quando ele ainda era apenas James Morgan "Jimmy" McGill, um advogado de defesa criminal de pequenas causas. Afundado em problemas financeiros, ele se muda para o Novo México, onde começa a trabalhar e cuidar do irmão, um brilhante advogado, que sofre de transtorno de hipersensibilidade eletromagnética.

À princípio envolvido com pequenos delitos, ele passa a trabalhar com pessoas cada vez mais perigosas, prestando serviços para o cartel e construindo uma carreira como o homem que coloca "criminosos" dentro da "lei".

El Camino

https://www.youtube.com/watch?v=2ir8eLkz2tQ

Lançado em 2019 e com pouco mais de duas horas de duração, El Camino é um longa-metragem que segue os passos de Jesse Pinkman, um dos protagonistas de Breaking Bad, após ele fugir do cativeiro em que estava preso, no último episódio da série.

Ao conseguir novamente sua liberdade, mas ainda devastado, o personagem procura refletir e se reconciliar com seu passado, ao mesmo tempo em que tenta seguir em frente e reconstruir sua vida.

Com muitos flashbacks, o filme conta com a participação de outros personagens que ficaram conhecidos na série original, como Skinny Pete (Charles Baker), Brandon "Badger" Mayhew (Matt L. Jones) e o póprio Walter White (Bryan Cranston).

Breaking Bad: entenda a ordem cronológica de Better Call Saul e El Camino

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade