PUBLICIDADE

Brasília terá TV digital a partir de quarta-feira

21 abr 2009 - 10h21
Compartilhar

As emissoras de televisão de Brasília poderão transmitir o sinal da TV digital a partir de quarta-feira, com a autorização que será assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Com isso, os telespectadores da capital federal terão acesso a uma nova tecnologia, que vai proporcionar gratuitamente uma melhor qualidade de imagem e som, além de recursos como mobilidade e interatividade.

Para o presidente da Associação dos Veículos de Comunicação do Distrito Federal, Flávio Lara Resende, a transmissão do sinal digital é uma novidade tecnológica importante para o País. "Temos certeza de que o futuro é esse, e que, a médio e longo prazo, os investimentos feitos pelas emissoras serão recuperados de alguma forma", afirmou.

A diretora-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel, lembrou que a TV digital vai possibilitar a criação de uma rede pública de televisão no Brasil, porque aumenta a oferta de canais. Para ela, a TV digital é uma revolução da comunicação no Brasil, especialmente para as emissoras públicas.

"Elas vão explorar plenamente o potencial do sistema brasileiro de TV digital, não só a alta definição e a qualidade de imagem, mas também a interatividade, com a participação do cidadão", afirmou Cruvinel. A EBC é a gestora da TV Brasil e da Agência Brasil.

No Distrito Federal, serão consignados os canais digitais para a TV Globo, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a TV Justiça, a TV Senado, a TV Câmara, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), a TV Band, a TV Record e a RBI.

Com a consignação do canal digital, as emissoras podem preparar o projeto de engenharia e encaminhá-lo ao ministério para ser autorizado o início da transmissão.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Distrito Federal é de 2,5 milhões de habitantes. Cerca de 99% das residências permanentes possuem aparelhos de televisão.

Até agora, 15 cidades recebem o sinal da TV digital. A expectativa do Ministério das Comunicações é que, até o fim do ano, todas as capitais brasileiras contem com o sistema. As próximas cidades a iniciarem as transmissões digitais serão Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE).

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade