PUBLICIDADE

Brasileiros terão acesso a insulina inalável para controlar o diabetes

Medicamento foi liberado para comercialização aqui no Brasil...

30 jun 2019 - 21h11
Compartilhar
Exibir comentários

Tudo bem que as agulhas para aplicação de insulina são de pequeno calibre, mas ninguém gosta de levar picadinhas, por pequenas que sejam. Pois, quem padece de diabetes e precisa fazer uso diário do medicamento aqui no Brasil em breve poderá se livrar das injeções e fazer uso de uma opção mais confortável, de fácil manipulação e mais eficaz de se medicar.

Combate

A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - liberou a comercialização e consumo da insulina inalável, medicamento que oferece vantagens sobre a apresentação tradicional injetável. Isso porque, enquanto as aplicações podem levar até 1 hora para começar a fazer efeito, o medicamento inalável entra em ação em apenas 10 minutos. E não é só isso: o efeito da forma inalável também é mais curto do que o da injetável, permanecendo no organismo por até 1h30, contra até 5 horas da apresentação tradicional.

Qual é a vantagem de se ter um intervalo de ação mais rápido e curto? Segundo explicou o médico e pesquisador Freddy Goldberg Eliaschewitz, Diretor Clínico do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Israelita Albert Einstein, ao portal de notícias Agência Brasil, quando um paciente aplica a insulina muito próximo de iniciar uma refeição, o medicamento acaba demorando para fazer efeito - ou nem sequer tem tempo de começar a agir antes de a pessoa terminar de comer -, o que pode causar uma elevação os níveis de glicose.

Foto: TecMundo

(Fonte: Silver Talkies/Reprodução)

Além disso, quando a ação da insulina leva muito para passar, o paciente pode sofrer uma queda nos índices de açúcar, uma vez que o medicamento continua agindo mesmo depois de o organismo ter absorvido os alimentos.

A insulina, aliás, é um hormônio liberado pelo pâncreas e que mantém os níveis de açúcar no sangue em equilíbrio. Assim, quando uma pessoa não consegue produzir essa substância ou quando o seu organismo não é capaz de empregá-la de forma eficiente, é feito o diagnóstico de diabetes e se faz necessário o uso de insulina sintética para normalizar os índices de glicose.

É vital que os afetados façam tratamento, mas o problema é que a avassaladora maioria dos 15 milhões de brasileiros que convivem com a doença não conseguem mantê-la sob controle e, entre 2010 e 2016, mais de 406 mil pessoas morreram em decorrência de suas complicações.

O medicamento em sua forma inalável é mais uma arma que passará a ser usada no controle da doença, e a liberação para comercialização e consumo - em 8 apresentações diferentes - aconteceu início do mês de junho. A insulina será adquirida dos EUA e, embora a importação não tenha tido início ainda, logo ela poderá ser encontrada no país.

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade