PUBLICIDADE

Brasil sofreu 15 bilhões de ataques cibernéticos no 2º trimestre, diz estudo

6 ago 2019 - 15h11
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético em apenas três meses, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira pela empresa de segurança cibernética Fortinet.

13/05/2017
REUTERS/Kacper Pempel/Illustration
13/05/2017 REUTERS/Kacper Pempel/Illustration
Foto: Reuters

O dado foi obtido a partir de clientes da companhia no país e de dados fornecidos por entidades de classe.

O estudo detectou que o Brasil segue sendo um alvo mundial importante para criminosos cibernéticos e que ainda está bastante vulnerável a ataques antigos como os usados no Wannacry, em 2017, e os que violaram bancos no Chile e no México em 2018.

Segundo a empresa, a eficácia desse tipo de ataque indica que ainda existem sistemas não corrigidos ou atualizados em empresas no país. Como é a primeira edição do levantamento, não há um comparativo em relação a períodos anteriores.

Segundo Frederico Tostes, líder da Fortinet no Brasil, o levantamento mostrou que as ameaças cibernéticas estão crescendo em ritmo alarmante, tanto em quantidade quanto em sofisticação.

"A questão não é mais "o que fazemos se sofrermos um ataque cibernético?", mas seria "o que fazemos quando sofremos um ataque cibernético?", afirmou ele.

Outra revelação do estudo foi de que cerca de 33% do malware detectado no Brasil é um verme com características de troiano que afeta computadores com o sistema operacional Windows.

O malware CoinHive, usado para criptomineração de bitcoin, foi o segundo mais detectado, enquanto o troiano Doublepulsar também ficou entre as 3 principais ameaças mais detectadas no período. E o botnet Mirai continua tentando violar dispositivos IOT (internet das coisas).

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade